Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38934
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Garcia, Solange Maria Colares | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Miriane Dantas | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ruani Cordeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-21T11:27:31Z | - |
dc.date.available | 2019-01-21T11:27:31Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Solange Maria Colares; FERNANDES, Miriane Dantas; SOUSA, Ruani Cordeiro de. Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 7., 11 a 13 nov. 2015, Parintins (AM). Anais... Parintins (AM), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-1086 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38934 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Conceito de educação integral | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Gestão educacional | pt_BR |
dc.title | Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo desse trabalho é avaliar a implementação da política pública de educação integral e os processos educativos das escolas municipais de tempo integral de Fortaleza. A avaliação acontece com a discussão dos conceitos de educação integral, do confronto dos processos educativos e o novo modelo de escola com a ruptura de paradigmas. O locus da pesquisa se deu nas seis primeiras escolas onde foi implementada a ampliação da jornada na perspectiva da educação integral. Realizamos uma discussão sobre “avaliação em profundidade”, na qual buscamos aportes teóricos em Rodrigues que destaca aspectos que nortearam a pesquisa, tais como: estudo do modelo de escola, do modelo pedagógico e do modelo de gestão. Os sujeitos envolvidos nesse processo foram: núcleo gestor e líderes de turma. Realizamos um estudo de caso em que utilizamos uma pluralidade de técnicas e instrumentos, tais como, entrevistas e o grupo focal. Na coleta dos dados, confrontamos os conceitos de educação integral e como os alunos são percebidos nesse modelo. Para dar sustentabilidade ao trabalho apresentamos três teóricos: o primeiro aborda a educação integral na perspectiva do ser humano na sua integralidade, o segundo apresenta os quatro pilares de desenvolvimento das competências do educando e o terceiro discute educação integral como meio de levar o homem à construção da autonomia e da emancipação. Concluímos que os profissionais se dispõem a aprender novos processos quando acreditam no aluno se veem como sujeito capaz de se tornar protagonista de sua vida e de sua comunidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DTPE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_smcgarcia.pdf | 640 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.