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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGarcia, Solange Maria Colares-
dc.contributor.authorFernandes, Miriane Dantas-
dc.contributor.authorSousa, Ruani Cordeiro de-
dc.date.accessioned2019-01-21T11:27:31Z-
dc.date.available2019-01-21T11:27:31Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGARCIA, Solange Maria Colares; FERNANDES, Miriane Dantas; SOUSA, Ruani Cordeiro de. Avaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortaleza. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 7., 11 a 13 nov. 2015, Parintins (AM). Anais... Parintins (AM), 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2316-1086-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38934-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConceito de educação integralpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.titleAvaliação da implementação da política pública de educação integral e o modelo de gestão nas escolas municipais de tempo integral no munícipio de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desse trabalho é avaliar a implementação da política pública de educação integral e os processos educativos das escolas municipais de tempo integral de Fortaleza. A avaliação acontece com a discussão dos conceitos de educação integral, do confronto dos processos educativos e o novo modelo de escola com a ruptura de paradigmas. O locus da pesquisa se deu nas seis primeiras escolas onde foi implementada a ampliação da jornada na perspectiva da educação integral. Realizamos uma discussão sobre “avaliação em profundidade”, na qual buscamos aportes teóricos em Rodrigues que destaca aspectos que nortearam a pesquisa, tais como: estudo do modelo de escola, do modelo pedagógico e do modelo de gestão. Os sujeitos envolvidos nesse processo foram: núcleo gestor e líderes de turma. Realizamos um estudo de caso em que utilizamos uma pluralidade de técnicas e instrumentos, tais como, entrevistas e o grupo focal. Na coleta dos dados, confrontamos os conceitos de educação integral e como os alunos são percebidos nesse modelo. Para dar sustentabilidade ao trabalho apresentamos três teóricos: o primeiro aborda a educação integral na perspectiva do ser humano na sua integralidade, o segundo apresenta os quatro pilares de desenvolvimento das competências do educando e o terceiro discute educação integral como meio de levar o homem à construção da autonomia e da emancipação. Concluímos que os profissionais se dispõem a aprender novos processos quando acreditam no aluno se veem como sujeito capaz de se tornar protagonista de sua vida e de sua comunidade.pt_BR
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