Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Hallyson Pontes Liberato | - |
dc.contributor.author | Façanha, Adrielle Fernandes | - |
dc.contributor.author | Almeida, Emanoel Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T21:55:26Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T21:55:26Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Hallyson Pontes Liberato; FAÇANHA, Adrielle Fernandes; ALMEIDA, Emanoel Rodrigues. O Toyotismo nas escolas: o professor multifuncional. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 7., 11 a 13 nov. 2015, Parintins (AM). Anais... Parintins (AM), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-1086 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38928 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Toyotismo | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Polivalência | pt_BR |
dc.title | O Toyotismo nas escolas: o professor multifuncional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O toyotismo tem uma relação direta com a formação do profissional da educação. Este estudo tem como proposta analisar a relação do toyotismo com o profissional da educação na perspectiva marxista, cujo papel dessa pesquisa é descobrir a essência por trás da aparência. Este trabalho tem caráter qualitativo e possui como metodologia o estudo de caso e utilizou para coleta de dados à entrevista, na qual trouxe à crítica do professor a corrente abordada a princípio foi esclarecido suas percepções em relação ao toyotismo e sua relação com o profissional da educação, seguido pela posição da terceirização do trabalho e suas vantagens e desvantagens para a educação. Partindo desse pressuposto foi entrevistado um professor de sociologia de uma escola privada de Fortaleza-Ce. Dessa maneira, ocorreu um percurso histórico desde a origem do taylorismo, fordismo até o surgimento do toyotismo. Nesse ínterim a análise crítica se deu fundamentada principalmente em Karl Marx, Braverman, Saviani e Zarifian na qual se chegou à conclusão que na formação de professores observa‐se certo silêncio por parte da legislação sobre a temática da polivalência, entretanto apareceram discussões sobre esse conceito atrelado à noção de politecnia, portanto de acordo com a organização do trabalho taylorista-fordista, o toyotismo pode parecer um modelo de produção e gerenciamento da força de trabalho melhor, e de fato é, para o capital. Contudo o sistema Toyota aprimorou e ampliou a exploração da força de trabalho, sofisticando para a multifuncionalidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DTPE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_eralmeida.pdf | 588,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.