Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38919
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Linconly Jesus Alencar | - |
dc.contributor.author | Damasceno, Roberta Liana | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Raquel Célia Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T21:21:35Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T21:21:35Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Linconly Jesus Alencar; DAMASCENO, Roberta Liana; VASCONCELOS, Raquel Célia Silva de. Ciências e africanidades: implementação da lei 10.639 através da formação de professores/professoras de ciências no ensino fundamental. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, VI., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-1086 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38919 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Ciências e africanidades: implementação da lei 10.639 através da formação de professores/professoras de ciências no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo foi pensado para desenvolver ações formativas sobre as relações étnico-raciais na disciplina de Ciências Naturais com o intuito de trabalhar transversalmente a Lei 10.639, que inclui os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. Objetivamente o intuito dessa produção é superar os desafios encontrados no sistema educacional e possibilitar aos professores e professoras o ensino sobre as contribuições que as sociedades africanas deram para a formação da população brasileira. Com base nessas contribuições trazidas, adoto como minha referência territorial o continente africano, por um lado, e o território brasileiro africanizado, por outro. Através de um levantamento bibliográfico que complementará as fontes referenciais levantadas acerca das relações étnicos-raciais e das contribuições preservadas através do Candomblé, explorando os conteúdos de educação ambiental e ensino de Ciências. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DTPE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_ljapereira....pdf | 55,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.