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dc.contributor.authorMagalhães, Antônio Cleyton Martins-
dc.contributor.authorSilva, Maria José Albuquerque da-
dc.date.accessioned2019-01-18T16:04:45Z-
dc.date.available2019-01-18T16:04:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Antônio Cleyton Martins; SILVA, Maria José Albuquerque da. Políticas públicas em educação, ações afirmativas e mudanças sociais: lutas por equidade e cidadania. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. PESQUISA NA GRADUAÇÃO: JUSTIÇA SOCIAL, DIVERSIDADES E EMANCIPAÇÃO HUMANA, 5., 26 a 28 jun. 2013, Vitória da Conquista, Bahia. Anais... Vitória da Conquista, Bahia, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2316-1086-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38904-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectAções Afirmativaspt_BR
dc.titlePolíticas públicas em educação, ações afirmativas e mudanças sociais: lutas por equidade e cidadaniapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO texto aborda sobre Políticas Públicas (PPs) em Educação, centrando a discussão na dinâmica de instituição das ações afirmativas no Brasil, como medidas especiais que visam reparar desigualdades entre grupos sociais que se encontram em situação de desvantagem na distribuição das oportunidades oferecidas no acesso à universidade. Busca-se evidenciar, por meio de pesquisa bibliográfica, a adoção de cotas raciais e sociais no ensino superior como ações de caráter pontual e provisórias. Os resultados do estudo apontam que alternativas mais adequadas para reduzir as desigualdades escolares é a melhoria da qualidade na escola pública nos níveis fundamental, médio e das condições de vida das camadas socialmente mais vulneráveis, diante do contexto de lutas por equidade e cidadania. Entende-se, portanto, que, para situar as ações afirmativas na Educação, faz-se necessário conhecer e compreender a essência do contexto, formulação e implantação das PPs no Brasil, na perspectiva de mudanças sociais em prol das classes menos favorecidas historicamente.pt_BR
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