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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38893
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Albuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T14:49:01Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T14:49:01Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira. A escola como ponto de partida: um balanço do planejamento educacional no Ceará (1995-2002). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7485-091-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38893 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Educação no Ceará | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas | pt_BR |
dc.title | A escola como ponto de partida: um balanço do planejamento educacional no Ceará (1995-2002) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O planejamento, como processo amplo de formulação de planos, operacionalização e avaliação, compreende modos diferentes de pensar e de fazer, assumindo matizes diversos. Como prática situada, o planejamento não pode ser tratado indistintivamente do sistema social. Refere-se a fatores internos e externos, à organização, dependentes de negociações e acordos que articulam os interesses dos membros ou grupos sociais envolvidos no processo. Muitas vezes, mesmo sem qualquer referência à palavra planejamento, tais processos ocorrem. Mais ainda: a nãoformalização do plano não implica, necessariamente, ausência de planejamento. O planejamento, ação típica de poder de decisão, articula-se aos referenciais simbólicos dos atores sociais, o que não deve ser desconsiderado em situações que o utilizem como mecanismo de mudança de práticas consolidadas na vida da organização. Essa compreensão remete ao entendimento do planejamento, na escola, como procedimento para dar coerência ao processo decisório, isto é, a sistematização de ações a partir da articulação de demandas, com as orientações dos órgãos centrais, refutando práticas diretivas que restringem a ação da escola e dos sujeitos à dimensão operacional. A idéia do planejamento, atividade importante na tomada de decisões, no governo da escola, está no centro das reflexões condensadas neste trabalho. Sua proposta aborda as relações entre micro (a escola) e macro (organismos centrais) no processo de planejamento educacional cearense (1995-2002) visando à efetivação da política educacional, a qual destacou a escola como centro do processo educativo. Toma como referência resultados recentes de investigação, em cujo trabalho de campo foram feitas 45 entrevistas semi-estruturadas, 14 nos órgãos centrais e intermediários do sistema estadual e municipal e 31 nas quatro escolas públicas pesquisadas.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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