Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38892
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Antonia de Abreu | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Elenilce Gomes de | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Tânia Serra Azul Machado | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T14:48:13Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T14:48:13Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Antonia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. A expansão da política pública de avaliação por meio do SAEB e SINAES. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7485-091-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38892 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sistema avaliativo | pt_BR |
dc.subject | Regiões e municípios | pt_BR |
dc.subject | Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério – FUNDEF | pt_BR |
dc.title | A expansão da política pública de avaliação por meio do SAEB e SINAES | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na trajetória da educação brasileira não houve registro da implantação de sistema avaliativo, que permitissem a sistematização de dados e publicidade do quadro educacional das cinco Regiões e seus municípios. O preenchimento dessa lacuna somente ocorreu por meio da Constituição vigente, que, no seu artigo 209, condicionou a liberdade da iniciativa privada oferecer ensino à autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público (BRASIL, 1988). A Emenda Constitucional n.14/1996 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9.394/1996 permitiram a introdução de dispositivos sobre a avaliação e controle da regulação da qualidade do ensino. A este respeito merece ressalto o artigo 9º da LDB, que incumbe à União de: V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação; VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino (...). (BRASIL, 2001, p.20). A atribuição de organização de um sistema de informações e indicadores educacionais motivou o Governo federal a realizar censos educacionais, que serviram como base de distribuição de recursos. A Lei n. 9.424/1996, que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério – FUNDEF – determinou a utilização da estatística para o cálculo do valor anual mínimo, tornando o censo obrigatório anualmente, sob responsabilidade do MEC.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_aasousa.pdf | 109,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.