Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Jorge Luiz Cunha-
dc.date.accessioned2019-01-18T14:43:48Z-
dc.date.available2019-01-18T14:43:48Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationLIMA, Jorge Luiz Cunha. A pedagogia solidária no Conjunto Palmeiras: um estudo sobre o empreendedorismo educacional popular solidário da PALMATECH. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005pt_BR
dc.identifier.isbn85-7485-091-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38891-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPalmatechpt_BR
dc.subjectPedagogia solidáriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA pedagogia solidária no Conjunto Palmeiras: um estudo sobre o empreendedorismo educacional popular solidário da PALMATECHpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO desejo de investigar o tema, ora em pauta, vincula-se a uma questão que a mim se impõe pela curiosidade e interesse: “por que a pedagogia solidária é considerada uma das alternativas que vem sendo socialmente construída, através da Palmatech, como forma de contribuir para uma nova ética na economia, sedimentada na criatividade e satisfação das necessidades humanas, formando pessoas para as práticas da socioeconomia solidária diante da questão do desemprego, da exclusão social e do não exercício pleno da cidadania no Conjunto Palmeiras, desde 1998 a 2002?” Sem dúvida, a investigação sobre o fenômeno da pedagogia solidária em Fortaleza é fundamental para compreender a realização da educação popular solidária na construção de seus fundamentos teóricos a partir de sua própria prática in loco, na perspectiva de entender como essa pedagogia pode ser arquitetada dentro de um movimento social, como prática social que visa a construção da cidadania (CALADO, 1996). Comungando dessa óptica, Maria da Glória Gohn afirma que: A educação ocupa lugar central na acepção coletiva da cidadania. Isto porque ela se constrói no processo de luta que é, em si próprio, um movimento educativo. Ela se constrói como um processo interno, no interior da prática social em curso, como fruto do acúmulo das experiências engendradas (GOHN, 1994:16). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_jlclima.pdf175,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.