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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães Junior, Antonio Germano-
dc.contributor.authorRodrigues, Igor Lima-
dc.date.accessioned2019-01-18T12:11:12Z-
dc.date.available2019-01-18T12:11:12Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationMAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; RODRIGUES, Igor Lima. Avaliação institucional: a utilização de softwares livres no momento da sensibilização. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7485-091-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38860-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.titleAvaliação institucional: a utilização de softwares livres no momento da sensibilizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa que passamos a relatar se configura como um uma pesquisa-ação. Passaremos a descrever a utilização do Moodle, software livre, que está sendo utilizado como ferramenta de curso à distância durante o processo de sensibilização da avaliação institucional da Universidade Estadual do Ceará. A Avaliação Institucional do Ensino Superior no Brasil passou a configurar cotidianamente nas discussões acadêmicas. A oferta de vagas no Ensino Superior cresceu enormemente nos últimos cinco anos, no entanto estas vagas estão concentradas nas instituições particulares de ensino, que passam a vivenciar situação bastante singular. Existe uma demanda muito grande de pessoas que estão aptas a estudar numa IES (Instituições de Ensino Superior), mas não possuem renda para “bancar” seus estudos. Por sua vez, as instituições públicas não possuem vagas suficientes para absorver a demanda. No último vestibular da Universidade Estadual do Ceará, campus de Fortaleza, inscreveram-se 17249 candidatos para 1465 vagas. Não se mencionam aqui os constantes debates travados no meio acadêmico sobre a qualidade dos cursos e a absorção pelo mercado de trabalho dos profissionais que a cada semestre são graduados pelas IES. [...]pt_BR
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