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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.contributor.authorLoureiro, Robson Carlos-
dc.date.accessioned2019-01-18T10:47:18Z-
dc.date.available2019-01-18T10:47:18Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationANDRIOLA, Wagner Bandeira; LOUREIRO, Robson Carlos. Comunidade virtual: sim ou não? - avaliação das relações de aprendizagem e interações em comunidades organizadas no ciberespaço – um estudo de caso. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005pt_BR
dc.identifier.isbn85-7485-091-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38857-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransformações econômicas e sociaispt_BR
dc.subjectGlobalização econômicapt_BR
dc.titleComunidade virtual: sim ou não? - avaliação das relações de aprendizagem e interações em comunidades organizadas no ciberespaço – um estudo de casopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs transformações econômicas e sociais, de caráter globalizante estão profundamente arraigadas ao advento tecnológico [ANDRIOLA, 2003; LEMOS,2002] e impulsionam uma nova forma de “fazer social”. As mudanças que emergem na “sociedade da conexão” possibilitam a definição de indicadores objetivos para a avaliação de comunidades de aprendizagem no ciberespaço e podem nos dar indicações sobre a modificação das relações de aprendizagem e interação ocorridas nos ambientes educacionais que são implementados nos espaços virtuais (cibernéticos). A incorporação das tecnologias da informação e comunicação podem estimular a construção de uma educação que estimule o desenvolvimento integral do ser humano [Nicolescu in: SOBRAL, 2003], que permita trabalhar a evolução de outros aspectos que não somente a cognição, além da geração de uma perspectiva complexa e integradora que possibilita a construção da cidadania colaborativa e cooperativa e está atrelada ao reconhecimento da relevância das novas tecnologias em educação. [...]pt_BR
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