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Tipo: Dissertação
Título: Competências gerenciais no âmbito dos institutos federais de educação
Autor(es): Fernandes, Francis de Sousa
Orientador: Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Palavras-chave: Competências gerenciais;Gestão pública;Instituto federal
Data do documento: 2018
Citação: FERNANDES, Francis de Sousa. Competências gerenciais no âmbito dos institutos federais de educação. 2018. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza, 2018.
Resumo: As competências, essencialmente, causam mudanças no desenvolvimento da organização, porém, é necessário que essas mesmas competências sejam identificadas e desenvolvidas com o intuito de diminuir cada vez mais as distâncias existentes entre as competências que se tem e as que se desejam, nesse sentido, as competências gerenciais são atividades, conhecimentos, habilidades ou atitudes e também características pessoais necessárias para melhorar o desempenho. Diretores gerais de campus dos Institutos Federais de Educação são sujeitos importantes no desenvolvimento dessas organizações e devem apresentar um perfil de competências gerenciais que gere resultados. Com o intuito de investigar a configuração do perfil de competências gerenciais nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no território brasileiro, conforme a abordagem de valores concorrentes proposta por Quinn et al. (2015), este estudo usou de uma abordagem essencialmente quantitativa, e conforme o objetivo proposto, possui caráter descritivo. Por meio de uma pesquisa do tipo survey, foi aplicado um questionário autoadministrado a uma população de 602 sujeitos (diretores geral de campi), conseguindo um tamanho amostral de 241 respondentes. Foram realizadas estatística descritiva, análises exploratória e confirmatória do modelo teórico, na qual se conseguiu assegurar a validade e a confiabilidade das medidas e do construto, além de sua consistência interna tendo como apoio o software IBM SPSS Statistics Desktop. Concluiu-se a que há uma convergência preponderante no perfil dos gestores para o modelo de relações humanas no nível de frequência de uso relacionadas as competências que buscam criar e sustentar o compromisso e a coesão e no nível de domínio a tendência se volta para o modelo de sistema aberto, onde os gestores buscam efetivamente se adaptarem às mudanças e adquirirem suporte externo. Constatou-se ainda que em todas as dimensões os gestores usam as competências no dia a dia de suas atividades, porém, não demonstram capacidade conceitual e prática sobre as mesmas em igual proporção, existindo um hiato considerável de percepção de diferenças.
Abstract: The competences, essentially, cause changes in the development of the organization, however, it is necessary that these same competences are identified and developed with the intention of diminishing more and more the existing distances between the competences that have and those that are desired, managerial competencies are activities, knowledge, skills or attitudes and also personal characteristics necessary to improve performance. Campus Directors of the Federal Institutes of Education are important subjects in the development of these organizations and should present a profile of managerial competencies that generate results. In order to investigate the configuration of managerial skills profile in the Federal Institutes of Education, Science and Technology in the Brazilian territory, according to the concurrent values approach proposed by Quinn et al. (2015), this study used an essentially quantitative approach, and according to the proposed objective, it has a descriptive character. Through a survey-type survey, a self-administered questionnaire was applied to a population of 602 subjects (field directors), achieving a sample size of 241 respondents. Descriptive statistics, exploratory and confirmatory analyzes of the theoretical model were carried out, in which the validity and reliability of the measures and the construct were verified, as well as its internal consistency, with the support of IBM SPSS Statistics Desktop software. It was concluded that there is a preponderant convergence in the profile of managers for the human relations model at the level of frequency of use related to the competencies that seek to create and sustain commitment and cohesion and at the domain level the trend turns to the model open system, where managers effectively seek to adapt to changes and acquire external support. It was also observed that in all dimensions managers use the skills in the day to day of their activities, but they do not demonstrate conceptual and practical capacity over them in equal proportion, and there is a considerable gap in perception of differences.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38797
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