Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38770
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Fabiana Nogueira Holanda-
dc.contributor.authorLemos, Clarissa Olimpio Siqueira-
dc.date.accessioned2019-01-10T12:15:39Z-
dc.date.available2019-01-10T12:15:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLEMOS, Clarissa Olimpio Siqueira. Uma análise da influência das variáveis socioculturais no processo de decisão de consumo de produtos e serviços em pet shops. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38770-
dc.description.abstractThe present work of conclusion of course is based on an exploratory and qualitative research whose general objective was to understand the influence of sociocultural variables in the choice of products and services offered in pet shops. In order to do so, we sought to identify the stages of the consumers' decision-making process by pet shops, as well as who are the influencers of this process and how the sociocultural variables influence their choices. This is an exploratory and qualitative research, developed from in-depth interviews with 10 consumers of products and services in pet shops in the city of Fortaleza. The first part of this work brings a bibliographic review on the study of consumer behavior, including its definition and importance for marketing activities and actions, as well as its application, followed by the description of the consumer decision making process; to finally identify which external and internal variables exert influence in this process of consumption decision making. The results indicate that the consumers' needs are related to the health and well-being search for their animals and that there are influencers in the process. Cultural factors, as well as the influence of family, reference groups and social classes are observed. The contribution of this work comes from the analysis of behavior through in-depth interviews with consumers of products and services offered by pet shops that can meet the needs and desires generated by the relationships with their pets.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectInfluências socioculturaispt_BR
dc.titleUma análise da influência das variáveis socioculturais no processo de decisão de consumo de produtos e serviços em pet shopspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho de conclusão de curso baseia-se em uma pesquisa exploratória e qualitativa que teve como objetivo geral compreender qual a influência das variáveis socioculturais na escolha de produtos e serviços oferecidos em pet shops. Para tanto, buscou-se identificar as etapas do processo de decisão de consumo dos clientes por pet shops, assim como quem são os influenciadores deste processo e como as variáveis socioculturais influenciam suas escolhas. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, desenvolvida a partir de entrevistas em profundidade com 10 consumidoras de produtos e serviços em pet shops na cidade de Fortaleza. A primeira parte deste trabalho traz uma revisão bibliográfica sobre o estudo do comportamento do consumidor, compreendendo sua definição e importância para atividades e ações de marketing, assim como sua aplicação, seguido da descrição do processo de tomada de decisão de compra por consumidores; para enfim identificar quais variáveis externas e internas exercem influência nesse processo de tomada de decisão de consumo. Os resultados indicam que a necessidade dos consumidores está relacionada a busca de saúde e bem-estar para seus animais e que existem influenciadores no processo. Fatores culturais, bem como a influência da família, dos grupos de referência e das classes sociais foram observados. A contribuição deste trabalho vem da análise do comportamento por meio de entrevistas em profundidade com consumidoras de produtos e serviços oferecidos por pet shops que possam atender necessidades e desejos gerados pelos relacionamentos com seus animais de estimação.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_coslemos.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.