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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38760
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vila Nova, Arnaldo Barreto | - |
dc.contributor.author | Lima, Francisco Uálison Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-09T16:21:17Z | - |
dc.date.available | 2019-01-09T16:21:17Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Francisco Uálison Rodrigues de. Evoluindo redes neurais artificiais para a geração de NPCs verossímeis utilizando visão artificial. 2018.61 f. TCC -(Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Crateús, Crateús, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38760 | - |
dc.description.abstract | This work approaches the generation of autonomous behaviors in No Player Characters using artificial vision. For this, variations with different resolutions of an Artificial Visual Cortex are proposed, represented by an Artificial Neural Network that receives the visual information (pixels) and turns them into signals for the NPC movement engines. During training, an evolutionary process using Genetic Algorithm is applied to Neural Network in order to teach it to recognize the patterns of pixels coming from a virtual camera. As new training generations are being created, the NPC is expected to be able to identify the Player in environment and follow it without any previous sensory description using only their visual perceptions. The results show that, in experiment scenarios, the Neural Network was able to evolve using only the visual sensing of the environment, generating the satisfactory behavior in the task of finding the Player. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Comportamentos Autônomos. | pt_BR |
dc.subject | Córtex Visual Artificial. | pt_BR |
dc.subject | Rede Neural Artificial. | pt_BR |
dc.subject | Algoritmo Genético. | pt_BR |
dc.title | Evoluindo redes neurais artificiais para a geração de NPCs verossímeis utilizando visão artificial. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Carneiro, Lilian de Oliveira | - |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho aborda a geração de comportamentos autônomos em No Player Characters utilizando visão artificial. Para isso, são propostas variações com diferentes resoluções de um Córtex Visual Artificial, representado por uma Rede Neural Artificial que recebe as informações visuais (pixels) e as transforma em sinais para os motores de movimentação do NPC. Durante o treinamento, um processo evolutivo utilizando Algoritmo Genético é aplicado a Rede Neural com a finalidade ensiná-la a reconhecer os padrões de pixels vindos de uma câmera virtual. À medida que novas gerações de treino vão sendo criadas, espera-se que o NPC consiga identificar o Player no ambiente e siga até ele, sem qualquer descrição sensorial prévia, utilizando apenas suas percepções visuais. Os resultados obtidos mostram que, em determinados cenários, a Rede Neural conseguiu evoluir utilizando apenas o sensoriamento visual do ambiente, gerando comportamentos satisfatórios na tarefa de guiar o NPC até o Player. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CRATEÚS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_tcc_ FUálison.pdf | 6,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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