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Tipo: TCC
Título: Avaliação da experiência dos usuários do aplicativo móvel Banco Itaú
Autor(es): Sousa, Francisco Lucas Colares de
Orientador: Machado, Diego de Queiroz
Palavras-chave: Aplicativos;Avaliação de Experiência;Usuários;Bancos
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, Francisco Lucas Colares de. Avaliação da experiência dos usuários do aplicativo móvel Banco Itaú. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Resumo: Dentre as organizações, os bancos têm se destacado pela utilização dos aplicativos como forma de facilitar o contato e a prestação de serviços aos seus consumidores. O uso de mobile bankings saltou em utilização cerca de 140% no ano de 2016 quando comparado com o ano anterior. No entanto, deve-se destacar que nem sempre esta tecnologia é perfeitamente funcional. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral analisar as principais características presentes nas avaliações dos usuários de um aplicativo bancário. Seus objetivos específicos são: identificar os principais termos utilizados pelos usuários nas avaliações positivas e negativas do aplicativo bancário; identificar relações existentes entre esses termos, destacando aqueles mais usados em conjunto; relacionar os termos mais utilizados com as dimensões gerais avaliadas em aplicativos móveis. Este trabalho conta com uma abordagem quantitativa de dados coletados na plataforma Play Store®, sendo, para esta pesquisa, selecionado o aplicativo Banco Itaú, do Banco Itaú S.A. Foram coletadas 300 opiniões de usuários do aplicativo, separadas em três grupos: usuários promotores (4 e 5), neutros (3) e detratores (1 e 2). Como resultados, pode-se destacar, na opinião dos usuários promotores, a alta estima pela praticidade em realizar as transações e pela comodidade apresentada na plataforma. Para os usuários neutros, foi percebido o pouco relacionamento e ausência de um diferencial na marca. Já para os usuários detratores, ficou claro que o foco da avaliação deles se encontra nas funcionalidades e em sua perfeita execução. Conclui-se que o funcionamento do aplicativo é algo fundamental para os três grupos de usuários e que a execução de suas funções se torna o motivo de satisfação e de suas reclamações para os usuários.
Abstract: Among the organizations, banks have stood out by the use of the applications as a way to facilitate the contact and the provision of services to its consumers. The use of mobile bankings jumped in use about 140% in the year 2016 when compared to the previous year. However, it should be noted that this technology is not always perfectly functional. Thus, this work has as general objective to analyze the main characteristics present in the evaluations of the users of a banking application. Its specific objectives are: to identify the main terms used by users in the positive and negative evaluations of the banking application; identify existing relationships between these terms, highlighting those most commonly used together; relate the most commonly used terms to the overall dimensions evaluated in mobile applications. This work has a quantitative approach to data collected in the Play Store® platform, and for this research, the Banco Itaú application of Banco Itaú S/A was selected. 300 user opinions were collected, divided into three groups: promoter users (4 and 5), neutral (3) and detractors (1 and 2). As a result, it can be highlighted, in the opinion of the promoters users, the high esteem for the practicality in carrying out the transactions and for the convenience presented in the platform. For the neutral users, it was perceived the little relationship and absence of a differential in the brand. Already for the detractors users, it was clear that the focus of their evaluation lies in the functionalities and in their perfect execution. It is concluded that the operation of the application is fundamental for the three groups of users and that the execution of their functions becomes the reason for satisfaction and complaints of the users.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38756
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