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dc.contributor.advisorMachado, Diego de Queiroz-
dc.contributor.authorCidade, Noelle Rigel de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-01-09T14:42:00Z-
dc.date.available2019-01-09T14:42:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCIDADE, Noelle Rigel de Oliveira. Dimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveis. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38749-
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze how consumers understand the concept of healthy food in order to identify the main characteristics of the behavior of the consumer of healthy foods with regard to the dimensions of sustainable consumption: ecological awareness, resource saving, recycling and frugality. As far as the methodological aspects of the research are concerned, it is classified as exploratory and of a qualitative approach, and in order to achieve the results, semi-structured interviews were carried out. The results obtained indicate that individuals with healthy eating habits are sensitive to the issues surrounding sustainable consumption, even if they are not fully aware of the environmental impacts caused by their actions. In addition, despite the sensitivity, it was verified that some of the dimensions still have barriers to be overcome. The respondents indicated that they were positive mainly regarding the use of recyclable packaging and recognized the good posture of companies with environmental appeal; in terms of resource saving, all respondents said they controlled water and electricity consumption. The size of the recycling was the most deficient, nor were all respondents cited to carry out the effective separation of materials; and finally, frugality was presented through the reuse of objects and the purchase of used products, mainly.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDimensões do consumo sustentávelpt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleDimensões do consumo sustentável no comportamento de consumidores de alimentos saudáveispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrPretende-se com esta pesquisa, analisar como os consumidores compreendem o conceito de alimentação saudável para, assim, identificar as principais características do comportamento do consumidor de alimentos saudáveis no que se refere às dimensões do consumo sustentável: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade. No que concerne aos aspectos metodológicos da pesquisa, esta classifica-se como exploratória e de abordagem qualitativa, e para alcançar os resultados, realizou-se entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que indivíduos com hábitos alimentares saudáveis são sensíveis às questões em torno do consumo sustentável, mesmo que não estejam por completo conscientes sobre os impactos ambientais causados por suas ações. Ademais, apesar da sensibilidade, comprovou-se que algumas das dimensões ainda possuem barreiras a serem vencidas. Os entrevistados sinalizaram ser positivos principalmente em relação ao uso de embalagens recicláveis e reconhecem a boa postura de empresas com apelo ambiental; quanto à economia de recursos, todos os entrevistados afirmaram controlar o consumo de água e energia elétrica. A dimensão da reciclagem foia mais deficiente, nem todos es respondentes citaram realizar a separação efetiva de materiais; e por fim, a frugalidade apresentou-se por meio da reutilização de objetos e a compra de produtos usados, principalmente.pt_BR
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