Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMachado, Diego de Queiroz-
dc.contributor.authorOliveira, Kelson Rubens de Sousa-
dc.date.accessioned2019-01-09T14:38:23Z-
dc.date.available2019-01-09T14:38:23Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kelson Rubens de Sousa. Características de negócios de economia compartilhada: uma análise nas avaliações dos usuários da Uber. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38748-
dc.description.abstractThe shared economy has grown considerably in Brazil in recent years, in the figure of technology, lodging and transportation companies. Bearing this in mind, this researchaims to analyze the characteristics of the shared economy business model present in Uber consumer assessments. The objectives are subdivided into studying how the characteristics of the shared economy, constructing a context that synthesizes the several characteristics and referring to the items of businesses of shared economy. In order to achieve the general and specific objectives, the methodology used the qualitative approach and data collection used secondary data, in view of this data being available on the Uber application page in the Google Play Store. 200 comments were collected and after undergoing an analysis in which it was sought to identify aspects that alluded to the characteristics of the shared economy, 81 comments were considered valid, containing 151 characteristics, to which were Grouped into thematic areas to facilitate understanding. The results showed that the shared economy characteristics most perceived by Uber users are related to access to assetsand services, obtaining 37% of all the characteristics found, followed by the development area Economic, with 26%, use of information technology, 21%, and rational use of resources 16%. It was thus concluded that it is possible to identify characteristics of the shared economy in the services offered by Uber, besides suggesting the investigation of the reasons for not identifying comments that allude to sustainable issues and also To recommend the deepening of the consequences of Uber's services, as a shared economy, in the current Brazilian Society for future research on the subject.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEconomia compartilhadapt_BR
dc.subjectTransporte Alternativopt_BR
dc.subjectUberpt_BR
dc.titleCaracterísticas de negócios de economia compartilhada: uma análise nas avaliações dos usuários da Uberpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA economia compartilhada cresceu consideravelmente no Brasil nos últimos anos, na figura de empresas de tecnologia, hospedagem e transporte. Tendo isso em mente, essa pesquisa tem como objetivo geral analisar as características do modelo de negócios de economia compartilha da presentes nas avaliações dos consumidores do Uber. Os objetivos específicos subdividem-se em estudar as características da economia compartilhada, construindo um resumo que sintetize essas diversas características e identificar nos comentários coletados características de negócios de economia compartilhada. No intuito de atingir os objetivos geral e específicos, a metodologia utilizou a abordagem qualitativa e para acoleta de dados usou dados secundários, tendo em vista esses dados estarem disponíveis na página do aplicativo Uber na PlayStore doGoogle. Foram coletados 200 comentários e após passarem por uma análise em que se buscava identificar aspectos que fizessem alusão às características da economia compartilhada, 81 comentários foram considerados válidos, contendo 151 características, às quais foram agrupadas em áreas temáticas para facilitar a compreensão. Os resultados demonstraram que as características de economia compartilhada mais percebidas pelos usuários da Uber estão relacionadas ao acesso a bens e serviços, obtendo37%de todos as características encontradas, seguida pela área de desenvolvimento econômico, com26%, uso da tecnologia da informação,21%, e uso racional dos recursos 16%.Concluiu-se assim, ser possível identificar características da economia compartilhada nos serviços oferecidos pela Uber além de sugerir-se a investigação dos motivos de não serem identificados comentários que fizessem alusão a questões sustentáveis e também recomendar-se o aprofundamento das consequências dos serviços da Uber, como uma economia compartilhada, na sociedade brasileira atual para as próximas pesquisas acerca do assunto.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_krsoliveira.pdf826,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.