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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38727
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em educação à distância em saúde |
Título em inglês: | Active methodologies of teaching and learning in distance education in health |
Autor(es): | Silva, Andréa Soares Rocha da Oliveira, Luiz Roberto de Cavalcante, Lidia Eugenia Rolim, Raquel de Melo Sousa, Laiana Ferreira de |
Palavras-chave: | Inovação;Tecnologia;Projetos de Pesquisa |
Data do documento: | Ago-2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais |
Citação: | SILVA, Andréa Soares Rocha da et al. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem em educação à distância em saúde. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 15-26, 2018. |
Resumo: | Introdução: As metodologias ativas de ensino e aprendizagem ocupam um importante contraponto aos métodos tradicionais de ensino, assumindo características de inovação nas diversas áreas em que são utilizadas. O uso crescente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Digital (TDIC) revolucionou todos os setores da sociedade, demonstrando também na educação impacto indiscutível e inovador, como demonstrado pelo advento dos Programas de Educação à Distância Online. Apesar das evidências mostrarem bons resultados para uma aplicação combinada, como no caso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL, na sigla em inglês), utilizando os programas de educação on-line, há uma aceitação carente de uma possível convergência das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e as TDIC. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo analisar a importância das metodologias ativas no uso das TDIC em programas de educação a distância on-line, a relação das habilidades de aprendizagem e as estratégias utilizadas para a educação continuada e o uso de conhecimentos adquiridos no trabalho por profissionais que realizam cursos de educação a distância em saúde. Método: Na metodologia de pesquisa empírica, analisa-se as avaliações dos tutores participantes em cursos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará / Brasil (NUTEDS/UFC) na relação das metodologias ativas com o uso das TDIC. |
Abstract: | Introduction: The active methods for teaching and learning occupy an important counterpoint to the traditional teaching methods, assuming innovation characteristics in the various areas in which they have been used. The increasing use of the Information and Digital Communication Technologies (IDCT) has revolutionized every sector of society, demonstrating also in education, undisputed and innovative impact, as shown by the advent of the Online Distance Education Programs. Despite the evidences showing good results for a combined application, as in the case of the Problem-Based Learning (PBL) using the online education programs, there is poor acceptance of a possible convergence of the active methods for teaching and learning, and the IDCT. Objective: This work aims to analyze the importance of the active methodologies in the use of the IDCT in online distance education programs, the relation of the learning skills and the strategies used for the continuing education, and the use of knowledge acquired on the job by professionals who perform courses by the distance education in health care. Methods: In the empirical research methodology, it analyzes the evaluations of tutors participating in courses offered by the Technologies Nucleus and Distance Education of the Federal University of Ceará/Brazil in the relation to active methodologies and use of the IDCT. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38727 |
ISSN: | 2525-9563 (Online) |
Aparece nas coleções: | NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas |
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