Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3859
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarques, Bárbara Romeika Rodrigues-
dc.date.accessioned2012-10-05T12:59:34Z-
dc.date.available2012-10-05T12:59:34Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMarques, R. R. B. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3859-
dc.descriptionMARQUES, Bárbara Romeika Rodrigues. Entre o ímpeto criativo e ação política: como pensar a educação a partir de Hannah Arendt e Nietzsche?. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, v. 2, n.3, p. 148-154, 2011.pt_BR
dc.description.abstractHannah Arendt and Nietzsche offer a Picture of the present: she draws the attention to the non-political condition which live the human beings - when the overlap of the relations of production and consumption to the forefront, he identifies in uncultured modern the crystallization of creative impetus - so important to the human species. Both address the crisis in the culture and with it the setting of Education in dark times. It is with Hannah Arendt and Nietzsche that we notice the risk that undergoes the modern world to reign in his heart the man as a breeder of an empty and technical knowledge, in which they lost in the long run, the ability to act as of belonging to the world. This text welcomes the thoughtful efforts of the two thinkers and proposes a direction which shows the necessity of thinking about education as essential in the formation of a new man.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.filosofia.ufc.br/argumentos/pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectAçãopt_BR
dc.subjectArendtpt_BR
dc.subjectNietzschept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCreationpt_BR
dc.subjectActionpt_BR
dc.titleEntre o ímpeto criativo e ação política: como pensar a educação a partir de Hannah Arendt e Nietzsche?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrHannah Arendt e Nietzsche oferecem diagnósticos do presente: ela aponta a condição apolítica a que se encontram os humanos – quando da sobreposição das relações de produção e consumo ao primeiro plano; ele identifica na incultura moderna o engessamento do ímpeto criativo – tão caro à espécie humana. Ambos apontam a crise na Cultura e com ela a configuração da Educação em tempos sombrios. É com Hannah Arendt e Nietzsche que percebemos o risco que se submete o mundo moderno ao imperar em seu cerne o homem reprodutor de um saber estéril, técnico e que perdeu há muito a capacidade de agir junto à condição de pertencer ao mundo. Este texto acolhe o esforço reflexivo dos dois pensadores e propõe uma direção que evidencie a necessidade de pensar a Educação como essencial na formação de um novo homem.pt_BR
Appears in Collections:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_Art_BRRMarques.pdf122,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.