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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38599
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Marcelo Mateus de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-28T00:02:55Z | - |
dc.date.available | 2018-12-28T00:02:55Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marcelo Mateus de. Criação e educação musical: um esforço em compreender a relação com o saber estabelecida pelos sujeitos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7273-952-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38599 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject | Violão - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Violão - Oficina de estudo | pt_BR |
dc.title | Criação e educação musical: um esforço em compreender a relação com o saber estabelecida pelos sujeitos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Abordar participação ativa por parte do estudante no processo educativo não é novidade nas discussões teóricas da Educação. Porém, não é muito difícil em encontrar, em pleno século XXI, práticas reducionistas nas quais os estudantes são considerados meros receptáculos do saber. Quando falamos em Educação Musical, percebemos que a prática pedagógica reducionista ainda permeia boa parte das instituições educacionais. O presente trabalho busca compreender as contribuições da criação musical, mais especificamente da improvisação, para a iniciação coletiva ativa à música. Este artigo utiliza algumas reflexões e dados da pesquisa de mestrado em Educação concluída em 2012 pelo presente autor, mas buscando dar um novo olhar aos dados coletados. Por atender melhor às nossas necessidades de identificar e analisar na fala dos estudantes que participaram da pesquisa as contribuições das atividades de criação musical coletiva, adotamos como referencial teórico a Teoria da Relação com o Saber, do sociólogo francês Bernard Charlot, utilizando as categorias de “atividade”, “mobilização”, “sentido”, “dimensão epistêmica” e “dimensão identitária”. Metodologicamente realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. O universo da pesquisa foi um projeto de Extensão Universitária chamado Oficina de Violão, aberto à comunidade. Dentre os principais resultados da pesquisa apontamos a relevância da improvisação no desenvolvimento do discurso musical do estudante ao estabelecer novos sentidos às relações com o saber musical de maneira criativa, além de mobilizar os estudantes para novas aprendizagens, individuais e em grupo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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