Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Francisco Roberto Brito-
dc.contributor.authorCatrib, Ana Maria Fontenelle-
dc.contributor.authorChagas, Daniel Almeida-
dc.contributor.authorNobre, Maria Jeovaneide Ferreira-
dc.date.accessioned2018-12-27T22:47:43Z-
dc.date.available2018-12-27T22:47:43Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCUNHA, Francisco Roberto Brito; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; CHAGAS, Daniel Almeida; NOBRE, Maria Jeovaneide Ferreira. A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2585-2590.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7485 099 3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherV Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação do aprendizadopt_BR
dc.subjectCriança portadora de necessidades especiaispt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.titleA criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtoskypt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrExistem duas grandes vertentes na psicologia que explicam a aquisição da linguagem: uma delas defende que a linguagem nasce conosco; outra, que a linguagem é aprendida pela interação com meio. Para Vygotsky(1998b) linguagem é considerada como instrumento primordial para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem a linguagem o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural. Ele defende que a função primordial da fala é a comunicação e sua utilidade é o intercâmbio social. E para se ter uma verdadeira comunicação deve haver um significado e é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em forma de pensamento verbal. Logo faz-se necessário a utilização dos signos compartilhados e compreensíveis às outras pessoas que traduzem as idéias e pensamentos produzidos nas trocas sociais. A partir do exposto objetivamos a compreender a diferença de aprendizagem de uma criança portadora de necessidades especiais auditivas na sala de aula regular do Ensino Fundamental I e no atendimento educacional especializado em uma Escola Ensino Fundamental da cidade de Ibicuitinga — Ce. A referida escola adota o regime de hora aula e as suas atividades pedagógicas são realizadas a partir de um rodízio de professores polivalentes. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_frbcunhaamfcatrib.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.