Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, Francisco Roberto Brito | - |
dc.contributor.author | Catrib, Ana Maria Fontenelle | - |
dc.contributor.author | Chagas, Daniel Almeida | - |
dc.contributor.author | Nobre, Maria Jeovaneide Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-27T22:47:43Z | - |
dc.date.available | 2018-12-27T22:47:43Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Francisco Roberto Brito; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; CHAGAS, Daniel Almeida; NOBRE, Maria Jeovaneide Ferreira. A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2585-2590. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7485 099 3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | V Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Criança portadora de necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
dc.title | A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Existem duas grandes vertentes na psicologia que explicam a aquisição da linguagem: uma delas defende que a linguagem nasce conosco; outra, que a linguagem é aprendida pela interação com meio. Para Vygotsky(1998b) linguagem é considerada como instrumento primordial para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem a linguagem o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural. Ele defende que a função primordial da fala é a comunicação e sua utilidade é o intercâmbio social. E para se ter uma verdadeira comunicação deve haver um significado e é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em forma de pensamento verbal. Logo faz-se necessário a utilização dos signos compartilhados e compreensíveis às outras pessoas que traduzem as idéias e pensamentos produzidos nas trocas sociais. A partir do exposto objetivamos a compreender a diferença de aprendizagem de uma criança portadora de necessidades especiais auditivas na sala de aula regular do Ensino Fundamental I e no atendimento educacional especializado em uma Escola Ensino Fundamental da cidade de Ibicuitinga — Ce. A referida escola adota o regime de hora aula e as suas atividades pedagógicas são realizadas a partir de um rodízio de professores polivalentes. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_frbcunhaamfcatrib.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.