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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38519
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Filosofia e educação: por um ensino crítico em tempos temerários |
Autor(es): | Lima, José Aparecido de Oliveira Matos, Junot Cornélio |
Palavras-chave: | Filosofia e educação;Autorreflexão crítica;Narrativas de vida |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Argumentos |
Citação: | LIMA, José Aparecido de Oliveira; MATOS, Junot Cornélio. Filosofia e educação: por um ensino crítico em tempos temerários. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 10, n. 20, p. 194-203, jul./dez. 2018. |
Resumo: | O referente artigo tem como característica, problematizar o atual cenário educacional e filosófico no qual nos assombra. Nesse ponto, percebemos que os estudos sobre as políticas e práticas educacionais preconizados pela gestão pública indicam que atualmente vivemos fortes resquícios de um modelo temerário de educação, tradicionalmente circunscrita aos meios dominantes e capitalistas, na qual demanda educar para a segregação e competitividade. Isso reflete uma sociedade com propósitos idealizados na autoafirmação individual. Da mesma forma, estamos inseridos em sistemas de escolarização que configuram uma educação com recortes acentuadamente mercantilista, com forte tendência de instrumentalização das relações e embrutecimento das pessoas. Para Boaventura de Souza (2013) “é possível que estejamos ante uma nova forma de fascismo social, o fascismo desenvolvimentista.” (p, 122). Palavras-chave: |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38519 |
ISSN: | 1984-4255 (online) 1984-4247 (impresso) |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
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