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dc.contributor.authorMilek, Camila Sant’Ana Vieira Ferraz-
dc.date.accessioned2018-12-27T14:12:04Z-
dc.date.available2018-12-27T14:12:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMILEK, Camila Sant’Ana Vieira Ferraz. Do sensualismo à sociedade em Helvétius: a educação e a legislação como veículos civilizadores. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 10, n. 20, p. 181-193, jul./dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4255 (online)-
dc.identifier.issn1984-4247 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38518-
dc.description.abstractThe article investigates how education and legislation can be allied to the sensualism of Claude-Adrien Helvetius for the progressive improvement of a society. If we consider that the human beings have the physical sensibility as the primary access to what surrounds them, and consequently is the principle of pleasure that guides their actions, we have apparently an individualistic conception of human being. However, according to the author, it is this same principle that can lead human beings to the general interest. In this way, it is necessary to comprehend the role of education and legislation proposed by Helvétius to link the private interest to the public interest.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Argumentospt_BR
dc.subjectHelvétiuspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.titleDo sensualismo à sociedade em Helvétius: a educação e a legislação como veículos civilizadorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo investiga como a educação e a legislação podem aliar-se ao sensualismo de Claude-Adrien Helvétius para a melhora progressiva de uma sociedade. Se consideramos que os seres humanos têm a sensibilidade física como canal de acesso primário ao que os cerca, e que consequentemente é o princípio de prazer que guia suas ações, temos aparentemente uma concepção individualista de ser humano. Porém, segundo o autor, é esse mesmo princípio que pode levar os seres humano ao interesse geral. Dessa forma, é preciso compreender o papel da educação e legislação propostas por Helvétius para ligar o interesse particular ao interesse público.pt_BR
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