Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38503
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Língua e Linguagem na construção distópica de O Doador de Memórias
Autor(es): Rocha, Alessandra Leles
Palavras-chave: Literatura;Língua;Linguagem;Distopia
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: ROCHA, Alessandra Leles. Língua e Linguagem na construção distópica de O Doador de Memórias. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 114-126, jul./set. 2018.
Resumo: O modo como a comunicação se estabelece entre os seres humanos é um indicativo importante sobre como a linguagem é percebida e compreendida pelas pessoas. Por isso, O Doador de Memórias, de Lois Lowry, através de uma construção distópica aborda temas de interesse humano, tais como, controle social, liberdade, direito de escolha e diferenças. Nessa interface criativa da ficção com a realidade é possível se estabelecer um novo olhar sobre a vida e suas relações sociais, de modo que os pensamentos e as conclusões do seu público leitor possam ser apurados de modo bem mais ameno se comparado ao peso de uma leitura cotidiana de jornal; mas que não perdem qualitativamente em termos de potencial transformador humano. Assim, esse artigo propõe uma análise crítica a partir da relação que se estabelece entre a língua, a linguagem e a literatura na composição das relações sociais e de poder presentes no livro.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38503
ISSN: 1980-4571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_alrocha.pdf671,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.