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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38484
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Colombo, Irineu Mario | - |
dc.contributor.author | Ballão, Carmen Mazepa | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-26T23:27:32Z | - |
dc.date.available | 2018-12-26T23:27:32Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | COLOMBO, Irineu Mario; BALLÃO, Carmen Mazepa. Da correspondência postal à internet: profissionalização a distância no mundo e no Brasil. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 74-92, maio/ago. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2526-0847 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38484 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional brasileira | pt_BR |
dc.title | Da correspondência postal à internet: profissionalização a distância no mundo e no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste artigo é apresentar a evolução histórica da educação profissional a distância no Brasil, desde seu surgimento até a institucionalização da Rede e-Tec Brasil pelo governo federal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, histórica e comparativa. Parte-se de um histórico da educação a distância no mundo, sua evolução nas diversas modalidades, comparando-a, em seguida, com a evolução da educação profissional, em particular. Indaga-se se o modelo de oferta pública no Brasil é o mais adequado, em cotejo com as opções historicamente estabelecidas, e se, acompanhando as possibilidades de multimídias, temos a concepção de educação tecnológica. A análise leva em conta a prática docente e de gestão educacional dos autores, o estudo de experiências públicas e privadas, e a interpretação da legislação que rege esta modalidade de ensino. O resultado revela que a educação a distância num país continental, após ganhar robustez no ensino universitário, volta sua atenção ao fator que a fez surgir: a necessidade de profissionalização, agora num contexto de política pública abrangente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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