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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorColombo, Irineu Mario-
dc.contributor.authorBallão, Carmen Mazepa-
dc.date.accessioned2018-12-26T23:27:32Z-
dc.date.available2018-12-26T23:27:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOLOMBO, Irineu Mario; BALLÃO, Carmen Mazepa. Da correspondência postal à internet: profissionalização a distância no mundo e no Brasil. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 74-92, maio/ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38484-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da educação a distânciapt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectEducação profissional brasileirapt_BR
dc.titleDa correspondência postal à internet: profissionalização a distância no mundo e no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é apresentar a evolução histórica da educação profissional a distância no Brasil, desde seu surgimento até a institucionalização da Rede e-Tec Brasil pelo governo federal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, histórica e comparativa. Parte-se de um histórico da educação a distância no mundo, sua evolução nas diversas modalidades, comparando-a, em seguida, com a evolução da educação profissional, em particular. Indaga-se se o modelo de oferta pública no Brasil é o mais adequado, em cotejo com as opções historicamente estabelecidas, e se, acompanhando as possibilidades de multimídias, temos a concepção de educação tecnológica. A análise leva em conta a prática docente e de gestão educacional dos autores, o estudo de experiências públicas e privadas, e a interpretação da legislação que rege esta modalidade de ensino. O resultado revela que a educação a distância num país continental, após ganhar robustez no ensino universitário, volta sua atenção ao fator que a fez surgir: a necessidade de profissionalização, agora num contexto de política pública abrangente.pt_BR
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