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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Francisca das Chagas da Silva-
dc.contributor.authorLeite, Maria Jorge dos Santos-
dc.date.accessioned2018-12-26T23:22:04Z-
dc.date.available2018-12-26T23:22:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationALVES, Francisca das Chagas da Silva; LEITE, Maria Jorge dos Santos. A história e cultura afro-brasileira nos livros didáticos de arte e língua portuguesa/literatura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 26-36, maio/ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38480-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa/Literaturapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleA história e cultura afro-brasileira nos livros didáticos de arte e língua portuguesa/literaturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa a temática da História e Cultura Afro-Brasileira presente em livros didáticos utilizados pelas escolas públicas do estado de Pernambuco. Nesse sentido, foram analisados dois livros, um de Língua Portuguesa/Literatura e outro de Arte, por estas serem disciplinas nas quais a Lei n.º 10.639/2003 recomenda que sejam trabalhados os conteúdos da temática em estudo. Utilizou-se a metodologia das pesquisas quantitativa e qualitativa na análise textual e iconográfica, com a finalidade de identificar presença, ou omissão, da referida temática e/ou possíveis estereótipos e preconceitos étnico-raciais. O estudo observou que os livros editados a partir de 2003 ainda são ineficientes para o cumprimento da lei. Eles trazem poucos elementos da temática negra e ainda associam o termo “negro” a situações negativas. A análise concluiu que, para haver êxito na aplicabilidade do dispositivo legal, é necessário melhorar a qualidade dos livros didáticos, associá-los a outros recursos pedagógicos e promover uma formação de qualidade para os professores.pt_BR
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