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dc.contributor.authorSantos, Thomaz Heverton dos-
dc.date.accessioned2018-12-26T18:28:35Z-
dc.date.available2018-12-26T18:28:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA, Thomaz Heverton dos Santos A voz de cisnes e o barroco: pensar o homem contemporâneo. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 263-274, abr./jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38468-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBarrocopt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleA voz de cisnes e o barroco: pensar o homem contemporâneopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho discorre sobre a relação inerente entre o Barroco e o homem contemporâneo. A partir dos autores Antonio Vieira e Inês Pedrosa (A eternidade e o desejo), observamos que o período barroco está latente nos dias atuais. Pode-se dizer que o homem barroco preanuncia o ser contemporâneo, ou seja, é um protótipo da vida humana atual, quase um arquétipo que se manifesta também na literatura. Além disso, perante os contrários evocados nos textos, vida e morte, céu e inferno, divino e humano, perdão e pecado, compreendemos que não seja algo exclusivo daquele momento artístico, no Seiscentos, mas atravessa os tempos e alcança sentimento controverso inerente à alma e ideia de todos os homens. Há vários vestígios barrocos na literatura contemporânea, como, por exemplo, citações, repetições, uma mistura de diversos textos em um só. Isto posto, portanto, fica evidente na literatura a voz dos cisnes, Vieira e Pedrosa, aproximações e distanciamentos desse homem hodierno.pt_BR
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