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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guethi, Amanda Fanny | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Wilson Alves | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-26T18:25:33Z | - |
dc.date.available | 2018-12-26T18:25:33Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | GUETHI, Amanda Fanny; BEZERRA, Wilson Alves. Onetti Barroco: uma invenção da crítica literária? Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 244-262, abr./jun. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-4571 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38466 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Juan Carlos Onettti | pt_BR |
dc.subject | Barroco | pt_BR |
dc.subject | Recepção crítica | pt_BR |
dc.title | Onetti Barroco: uma invenção da crítica literária? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Desde pelo menos a década de 1950, a obra ficcional do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti (1909-1994) vem sendo lida, por uma parcela da crítica especializada, a partir de uma curiosa – senão sintomática para algumas produções literárias do século XX – dicotomia: ora barroca, ora não barroca, entendidas ambas as posições como positivas a depender do objetivo da apreciação crítica e da concepção a respeito do literário que sustentam tais posturas. Isso se percebe, por um lado, no significativo número de textos críticos que aproximam a literatura de Onetti do barroco, e, por outro, no estabelecimento de um conjunto de elementos que especifica o estilo onettiano, mas que funciona tanto para afirmá-lo como tipicamente barroco – e exaltá-lo por isso –, como para negá-lo – o que, também, lhe rende elogios. Este trabalho tem por objetivo, assim, apresentar brevemente o referido panorama das relações entre a crítica do barroco como chave de leitura para a produção literária de Onetti, esboçando i) algumas implicações de certos estigmas promovidos por análises canônicas, como, por exemplo, a cristalização de uma imagem de autor e de sua obra; e ii) algumas hipóteses sobre as motivações que instigaram a relação do barroco ao estilo onettiano. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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