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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38463
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Burlamaqui Neto, Lourival da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-26T18:23:34Z | - |
dc.date.available | 2018-12-26T18:23:34Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BURLAMAQUI NETO, Lourival da Silva. O retábulo barroco de Osman Lins. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 212-228, abr./jun. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-4571 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38463 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Osman Lins | pt_BR |
dc.subject | Barroco | pt_BR |
dc.subject | Forma aberta | pt_BR |
dc.title | O retábulo barroco de Osman Lins | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho acusa a presença de três traços da estética barroca no conto “Retábulo de santa Joana Carolina” (2002) de Osman Lins. Os aspectos desse estilo identificados na obra são, respectivamente, a forma aberta, apontada por Wölfflin (2000) como caracterizadora da produção visual barroca, as agudezas literárias seiscentistas e o labirinto barroco. A princípio, elencam-se algumas considerações críticas sobre o barroco no panorama nacional novecentista, refletindo-se sobre a perspectiva retórica de Hansen (2004), a abordagem psicologizante de Ávila (1971) e a compreensão do barroco como um fenômeno cultural de Sant’Anna (2000). Após essas reflexões sobre a estética seiscentista, ressalta-se o rebuscamento e a propensão visual do conto de Osman, características que, frequentes em sua obra, já viabilizaram a aproximação de outros textos seus com o barroco. Por fim, são analisados os procedimentos estilísticos empregues pelo autor para se aproximar das configurações artísticas do seiscentos, a saber: a forma aberta, trespasse dos limites da tela, encontra correlato na transgressão dos limites dos mistérios, seções autotélicas que compõem o conto; as agudezas e o labirinto barroco, por sua vez, estão presentes no princípio dessas mesmas passagens. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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