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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38457
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O mito de Dafne nas esculturas de Bernini e Lily Garáfulic: desdobras ideológicas no Barroco e na Modernidade |
Autor(es): | Rosa, Dafne Di Sevo |
Palavras-chave: | Dafne;Ideologismo |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrelaces |
Citação: | ROSA, Dafne Di Sevo. O mito de Dafne nas esculturas de Bernini e Lily Garáfulic: desdobras ideológicas no Barroco e na Modernidade. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 172-183, abr./jun. 2018. |
Resumo: | O mito de Dafne foi retomado diversas vezes ao longo da história, porém apresentando padrões ideológicos divergentes. Enquanto na Antiguidade a ninfa representava a submissão da mulher, no Barroco, sua imagem foi associada à pureza de Maria e na Modernidade ela se tornou a figura que simboliza a independência feminina. Pretende-se, no presente artigo, analisar as esculturas de Bernini (século XVII) e Garáfulic (século XX) apontando as mudanças axiológicas presentes em cada obra, a partir da comparação dialógica entre elas e o mito elaborado por Ovídio em Metamorfoses (aproximadamente século I a. C). Para isso, serão fundamentais não só os posicionamentos sobre discurso ideológico propostos por Bakhtin – em Marxismo e filosofia da linguagem, Estética da criação verbal, Problemas da poética de Dostoiévski e Questões de literatura e estética –, mas também a compreensão da importância do mito de Dafne para cada uma das épocas históricas retratadas nas obras dos três artistas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38457 |
ISSN: | 1980-4571 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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