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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Daniella Paez-
dc.date.accessioned2018-12-26T17:49:40Z-
dc.date.available2018-12-26T17:49:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOELHO, Daniella Paez. De pétalas e prólogos: breve panorama da produção de Manuel Botelho de Oliveira e apresentação de sua obra inédita, Jardim historial de conceituosas flores. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 12, p. 127-144, abr./jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38451-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectManuel Botelho de Oliveirapt_BR
dc.subjectObra inéditapt_BR
dc.subjectPrólogospt_BR
dc.titleDe pétalas e prólogos: breve panorama da produção de Manuel Botelho de Oliveira e apresentação de sua obra inédita, Jardim historial de conceituosas florespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrManuel Botelho de Oliveira (Salvador, 1636-1711) tem seu nome presente na literatura como um dos poetas barrocos mais expressivos, embora tenha sido por muito tempo avaliado por critérios de matiz romântico, que desconsideraram imperativos, tais como “engenho” e “agudeza”, os quais, todavia, norteavam sua composição. Em consequência, sua extensa e complexa obra fora reduzida a citações, sempre dos mesmos poemas, nos manuais de literatura. A fim de contribuir para os estudos sobre o autor e para uma avaliação mais generosa de sua obra, no presente artigo, apresentamos um breve panorama de sua produção, e noticiamos a existência do autógrafo de uma obra inédita, e até então desconhecida, de Botelho de Oliveira, intitulada Jardim Historial de conceituosas flores. Além disso, procedemos a uma análise comparativa dos prólogos das suas obras, tanto as publicadas em livro, Musica do Parnasso e Lyra Sacra, em verso, quanto as inéditas, Conceitos espirituais[...] e Jardim Historial [...], em prosa, identificando elementos da construção retórica que evidenciam o ethos assumido por Botelho de Oliveira em cada uma delas.pt_BR
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