Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Lúcia da-
dc.contributor.authorCavalcante, Sueli Maria de Araújo-
dc.contributor.authorSantos, Valeria Maria Pereira-
dc.date.accessioned2018-12-26T14:53:54Z-
dc.date.available2018-12-26T14:53:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Lúcia da; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo; SANTOS, Valeria Maria Pereira. Legislação de ensino da Pós-graduação Lato Sensu na modalidade à distância: instrumentos de dominação. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 19, p. 153-169, jan./jun. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38423-
dc.description.abstractThis qualitative and exploratory study analyses the tools of domination within the legislation for lato sensu graduate courses in the distance education modality in order to have support to reflect on the hierarchization of relationships - domination as the main element of power, and shaping elements of the legal authority (norm). It is a rereading of legal texts with two goals: firstly, to contextualize the lato sensu graduate courses in the distance education modality within the Brazilian legislative panorama, and secondly to expose the tools of domination within the legislation for lato sensu graduate courses in the distance education modality. Teaching legislation, whether for lato sensu graduate courses in the distance education modality or for any other level or modality of education, it is, by itself, already a strong tool of domination because it concerns the normalization about a power field – the Education. Within this power field are inserted, via legislation, genuine tools of symbolic and hierarchic power, one of the methods of domination, which are: school unity, democratic management, pedagogical-political project,pedagogical management, faculty, and school rules, amongst others.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista LABORpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspecialização Lato Sensupt_BR
dc.subjectInstrumentos de dominaçãopt_BR
dc.subjectNormatizaçãopt_BR
dc.titleLegislação de ensino da Pós-graduação Lato Sensu na modalidade à distância: instrumentos de dominaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, objetivando analisar os instrumentos de dominação presentes na legislação da especialização lato sensu na modalidade à distância, como forma de auxiliar nas reflexões sobre a hierarquização das relações – a dominação como principal elemento de poder, bem como os elementos constitutivos na autoridade legal (norma). É uma releitura dos textos legais com dois objetivos: primeiro, contextualizar a especialização lato sensu na modalidade à distância no cenário legislativo do país e segundo, deflagrar os instrumentos de dominação presentes na especialização lato sensu na modalidade à distância. A legislação de ensino, seja, ela do ensino da especialização lato sensu à distância ou de qualquer nível e modalidade, por si, já é um forte instrumento de dominação, por tratar da normatização de um campo de poder – a Educação. Nesse campo de poder, são introduzidos, via legislação, os genuínos instrumentos do poder simbólico e hierárquico, uma das formas de dominação. São eles: unidade escolar, gestão democrática, projeto político pedagógico, coordenação pedagógica, corpo docente e normas escolares, entre outros.pt_BR
dc.title.enLegislation for Lato Sensu graduate courses in the distance education modality: tools of dominationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_alsilvasmacavalcante.pdf224,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.