Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38368
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Um ponto muda um conto: contribuições de um software educativo no processo de desenvolvimento de letramentos
Autor(es): Araújo, Nukácia Meyre Silva
Freitas, Fernanda Rodrigues Ribeiro
Morais, Eleonora Figueiredo Correia Lucas de
Palavras-chave: Letramentos;Software educativo;Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva; FREITAS, Fernanda Rodrigues Ribeiro; MORAIS, Eleonora Figueiredo Correia Lucas de. Um ponto muda um conto: contribuições de um software educativo no processo de desenvolvimento de letramentos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 344-360, maio/ago. 2018.
Resumo: Neste artigo, pretendemos analisar as práticas de letramento subjacentes às atividades didáticas presentes no software educativo Um ponto muda um conto. A atividade em que focamos as análises objetiva mostrar como as práticas de letramento se relacionam com os conceitos de gêneros textuais para que o aluno aprenda os vários aspectos inerentes a eles, inclusive os interacionais. Abordamos também as questões relacionadas ao uso de softwares educativos no contexto da sala de aula. Para isso, usamos, como aporte teórico principal, Kleiman (2008), Street (2000) e Ribeiro (2013). A pesquisa, de natureza qualitativa, é bibliográfica. Os resultados mostraram que o software educativo analisado tem o potencial de desenvolver os letramentos dos alunos, pois trabalha vários aspectos relacionados à leitura e aos gêneros textuais num contexto virtual de aprendizagem.
Abstract: In this paper, we intend to analyze the literacy practices underlying the didactic activities presented in educational software “A point changes a tale”. The activity in which we focus the analysis aims to show how the literacies practices relate to the concepts of textual genres so that students learn the various aspects inherent to them, including the interactional ones. We also address issues related to the use of learning objects in the classroom context, using Kleiman (2008), Street (2000) and Ribeiro (2013) as main theoretical contribution. This qualitative research is bibliographical. The results showed that the analyzed learning object has the potential to develop students’ literacies, since it works on several aspects related to reading and textual genres in a virtual context of learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38368
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_nmsaraujofrrfreitas.pdf898,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.