Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Nukácia Meyre Silva-
dc.contributor.authorFreitas, Fernanda Rodrigues Ribeiro-
dc.contributor.authorMorais, Eleonora Figueiredo Correia Lucas de-
dc.date.accessioned2018-12-24T16:34:28Z-
dc.date.available2018-12-24T16:34:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationARAÚJO, Nukácia Meyre Silva; FREITAS, Fernanda Rodrigues Ribeiro; MORAIS, Eleonora Figueiredo Correia Lucas de. Um ponto muda um conto: contribuições de um software educativo no processo de desenvolvimento de letramentos. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 344-360, maio/ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38368-
dc.description.abstractIn this paper, we intend to analyze the literacy practices underlying the didactic activities presented in educational software “A point changes a tale”. The activity in which we focus the analysis aims to show how the literacies practices relate to the concepts of textual genres so that students learn the various aspects inherent to them, including the interactional ones. We also address issues related to the use of learning objects in the classroom context, using Kleiman (2008), Street (2000) and Ribeiro (2013) as main theoretical contribution. This qualitative research is bibliographical. The results showed that the analyzed learning object has the potential to develop students’ literacies, since it works on several aspects related to reading and textual genres in a virtual context of learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectSoftware educativopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Língua Portuguesapt_BR
dc.titleUm ponto muda um conto: contribuições de um software educativo no processo de desenvolvimento de letramentospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, pretendemos analisar as práticas de letramento subjacentes às atividades didáticas presentes no software educativo Um ponto muda um conto. A atividade em que focamos as análises objetiva mostrar como as práticas de letramento se relacionam com os conceitos de gêneros textuais para que o aluno aprenda os vários aspectos inerentes a eles, inclusive os interacionais. Abordamos também as questões relacionadas ao uso de softwares educativos no contexto da sala de aula. Para isso, usamos, como aporte teórico principal, Kleiman (2008), Street (2000) e Ribeiro (2013). A pesquisa, de natureza qualitativa, é bibliográfica. Os resultados mostraram que o software educativo analisado tem o potencial de desenvolver os letramentos dos alunos, pois trabalha vários aspectos relacionados à leitura e aos gêneros textuais num contexto virtual de aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_nmsaraujofrrfreitas.pdf898,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.