Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBonini, Adair-
dc.contributor.authorYano, Daniella de Cássia-
dc.date.accessioned2018-12-24T16:32:45Z-
dc.date.available2018-12-24T16:32:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBONINI, Adair; YANO, Daniella de Cássia. A avaliação do livro didático como tema da formação inicial do professor de língua portuguesa. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 323-343, maio/ago. 2018pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38367-
dc.description.abstractIn the present scenario of availability and use of the textbook in the basic education network, the initial training courses for teachers shall provide the support for the evaluation and a more critical use of this resource. This work aims to contribute with reflections on the process of choice of textbooks of Portuguese for high school, check whether the PNLD/2018 questionnaire enables this dynamic and consider how this theme can be studied in the initial training of teachers. With the purpose of fostering discussions in the graduation courses and helping the future teacher in the evaluation and good use of the material, this work also suggests a framework with questions which involve the basic content of the Portuguese language and the reality of the teaching in the classroom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleA avaliação do livro didático como tema da formação inicial do professor de língua portuguesapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa atual conjuntura de disponibilidade e uso do livro didático na rede básica de ensino, cabe aos cursos de formação inicial de professores dar alicerce a uma avaliação e uso mais crítico desse recurso. Este trabalho objetiva contribuir com reflexões sobre o processo de escolha dos livros didáticos de língua portuguesa de ensino médio nas escolas, verificar o quanto o questionário do PNLD/2018 viabiliza essa dinâmica e pensar como esse tema pode ser tratado na formação inicial de professores. Com o intuito de fomentar discussões nos cursos de licenciatura e auxiliar o futuro docente na avaliação e bom uso do material, este ensaio ainda sugere um quadro com questões que envolvem o conteúdo basilar de língua portuguesa e a realidade da prática de sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_aboninidcyano.pdf164,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.