Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndersen, Elenice Maria Larroza-
dc.date.accessioned2018-12-24T16:18:38Z-
dc.date.available2018-12-24T16:18:38Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationANDERSEN, Elenice Maria Larroza. Inferência emocional, compreensão leitora e ensino. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 231-245, maio/ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38362-
dc.description.abstractThis paper presents the relation between emotional inference and reading comprehension. It aims to contribute to investment in empirical research in Brazil. To do this, it realizes a narrative review of studies theoretically based on discourse processing that demonstrate the importance of emotional inference for reading comprehension (BARREYRO et al., 2008; LEÓN et al., 2015; DÁVALOS; LEÓN, 2017). Next, it shows how the exploration of this type of inference is already present in the tasks of textual comprehension in a textbook of Portuguese language. Thus, in the conclusion, it notes the urgency of incorporating this knowledge for teaching and encourages the expansion of research in the area, for the improvement of pedagogical practices of teaching reading comprehension in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectInferência emocionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInferência emocional, compreensão leitora e ensinopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo aborda um tema ainda pouco estudado no Brasil, mas fundamental para a pesquisa e o ensino na área da linguagem, que é o da relação entre inferência emocional e compreensão leitora. Tem por objetivo contribuir para impulsionar a discussão teórica e o investimento em pesquisas empíricas na área. Para isso, realiza uma revisão narrativa de estudos teoricamente fundamentados em abordagens do processamento do discurso que demonstram a importância da inferência emocional para a compreensão leitora (BARREYRO et al., 2008; LEÓN et al., 2015; DÁVALOS; LEÓN, 2017). Em seguida, demonstra como a exploração desse tipo de inferência já está presente no ensino de língua portuguesa, por meio de tarefas didáticas de compreensão textual. Dessa forma, na conclusão, constata a urgência da incorporação desse conhecimento na formação docente e incentiva a expansão de pesquisas na área, para o aperfeiçoamento das práticas de ensino da compreensão da leitura, entendidas como parte do compromisso das instituições de ensino e pesquisa com uma educação que visa ao desenvolvimento humano integral.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_emlandersen.pdf134,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.