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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38298
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Veras, Neide Fernandes Monteiro | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Samyra Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T16:47:39Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T16:47:39Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Samyra Gomes. Gestão Colegiada. 2003. 49f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38298 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão colegiada | pt_BR |
dc.subject | Evolução histórica no campo científico | pt_BR |
dc.subject | Evolução | pt_BR |
dc.title | Gestão Colegiada | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica e tem como finalidade desenvolver um estudo analítico sobre gestão colegiada. Na organização do texto, o conteúdo é apresentado em cinco temas, cada um apresenta os títulos, a seguir nominados em: 1º) Gestão colegiada: da gênese a atualidade; 2º) Evolução histórica da autonomia escolar; 3º) Reconceptualização dos modelos pedagógicos da educação brasileira; 4º) Administração e seus processos; 5º) Gestão colegiada: conceito e concepções. Os temas relacionados são desenvolvidos de maneira descritiva, embasados na metodologia da pesquisa bibliográfica, dando-se maior ênfase aos temas 1 e 5, pois dizem respeito mais diretamente aos conteúdos de interesse dos dirigentes da escola, por tratarem do conceito e retrospectiva da gestão escolar na realidade brasileira. Entre os demais temas, ressalta-se a importância do tema 4, relativo a administração, pois é necessário o diretor compreender que no sistema educacional a eficácia da administração materializa-se com a consecução dos objetivos inerentes aos aspectos pedagógicos, educativos e da capacidade administrativa do gestor que será medida pelo alcance dos objetivos educacionais propostos. Por fim, a inclusão dos temas 2 e 3 justifica-se pelas mudanças significativas que acompanham a evolução da situação política e da diversidade de modelos organizativos de escolas, desde a tradicional a construtivista. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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