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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38283
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Veras, Neide Fernandes Monteiro | - |
dc.contributor.author | Moreira, Fernanda Alencar | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T15:21:51Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T15:21:51Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Fernanda Alencar. Violência na escola: as faces da violência como indisciplina na (da) escola desafios ao planejamento educacional. 2003. 45f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38283 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Crise social | pt_BR |
dc.subject | Medo e violência | pt_BR |
dc.title | Violência na escola: as faces da violência como indisciplina na (da) escola desafios ao planejamento educacional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Paradoxalmente a escola ainda vive, nos dias de hoje, uma das antigas práticas adotadas para educar: o medo e a violência. Tida como uma das mazelas responsáveis pelo alargamento da crise social vigente, desde o final da década de 90, a violência tem encontrado diversos palcos para atuar, e o mais incrível destes, é a própria escola. Com suas estruturas antigas e por que não dizer, medievais de manutenção e controle do poder, a escola ainda se encontra a serviço de uma elite dominante, apenas preocupada em manter a antiga relação de explorador- explorado na sociedade, encarando a educação como produto de mais valia. O estudo e o entendimento das formas de expressão do ser humano, psicanaliticamente falando, estão intrinsecamente ligados à compreensão de como e por que ocorre a violência na escola. Há de se questionar não só os papéis, mas também as funções daqueles, que da escola fazem parte, a fim de se averiguar as medidas que permitiriam minimizar os efeitos da indisciplina, tentando criar novas condições na formação de vínculo e na melhoria das condições de trabalho para os professores e para o aprendizado dos alunos. Será feita também uma diferenciação entre distúrbios específicos de aprendizagem e indisciplina, tentando desmistificar a idéia de que todo aluno , indisciplinado é desinteressado pelos estudos. O questionamento se processa desde a pré-escola, local de fermentação dos primeiros contatos sociais fora do ambiente familiar da criança, até ao ensino fundamental e médio, em que se observam, friamente, os resultados de um crescente e constante contato com situações de desequilíbrio familiar, onde as práticas usadas chegam a aterrorizar aquelas que, pela escola passam e dela fazem parte. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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