Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38274
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima | - |
dc.contributor.author | Sousa, Aldeci Costa | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T15:20:23Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T15:20:23Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Aldeci Costa. Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada. 2003. 30f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38274 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Origens do anafalbetismo | pt_BR |
dc.subject | Letramento, alfabetismo e alfabetização. | pt_BR |
dc.subject | Marginalização | pt_BR |
dc.title | Analfabetismo e exclusão social: uma reflexão sobre o não-escolarizado na sociedade letrada | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo apresenta uma breve visão histórica sobre as origens do analfabetismo no Brasil e os diversos conceitos que envolvem o tema: letramento, alfabetismo e alfabetização. Numa sociedade, em que são valorizadas as práticas letradas advindas do saber escolarizado, coloca-se aqui o analfabeto na condição de marginalizado, por não exercer seu direito de cidadão e não dominar as habilidades de leitura, escrita e cálculo. Práticas estas imprescindíveis para a inserção do indivíduo no mundo moderno. O trabalho em questão, é uma pesquisa de cunho bibliográfico, que visa demonstrar diferenças sócio-culturais entre grupos alfabetizados e não-alfabetizados. | pt_BR |
Appears in Collections: | EAPEAA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_acsousa.pdf | 276,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.