Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, José Gerardo-
dc.contributor.authorXavier, Antônio Roberto-
dc.date.accessioned2018-12-20T14:46:22Z-
dc.date.available2018-12-20T14:46:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, Antônio Roberto (Orgs). Pesquisas pós-doutorais em história e memória da educação. Fortaleza: Imprece, 2018. 135 p.: il.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-170-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38272-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória da Educação – Cearápt_BR
dc.subjectDocência – Ensino e Pesquisapt_BR
dc.subjectUniversidades e Faculdade – Ceará – Pós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa em Educacãopt_BR
dc.subjectEnsino Superior - Ceará - Históriapt_BR
dc.subjectNúcleo de História e Memória da Educação – Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.subjectConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - Históriapt_BR
dc.titlePesquisas Pós-Doutorais em História e Memória da Educaçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO livro Pesquisas pós-doutorais em História e Memória da Educação, organizado pelos professores doutores José Gerardo Vasconcelos, da Universidade Federal do Ceará, e Antônio Roberto Xavier, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, constitui-se como primeiro livro de estudantes pesquisadores pós-doutorais do Núcleo de História e Memória da Educação, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Trata-se de uma coletânea de textos de pesquisadores de estágio pós-doutoral de várias instituições de ensino superior juntamente com seus respectivos supervisores do PPGE (stricto sensu) da UFC. Os textos, em forma de capítulos de livro, resultam de pesquisas com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior por meio do Programa Nacional de Pós-Doutorado (Capes/ PNPD). A presente publicação bibliográfica pós-doutoral, de caráter teórico-empírico, tem um ponto convergente, que é o histórico-historiográfico da Educação. A obra busca compreender e, ao mesmo tempo, explicitar as perspectivas regionais entre as principais categorias de forma relacional: História, Memória, Cultura e Educação. Desse modo, este compêndio compõe-se de temáticas diversas relacionadas à realidade do tempo presente. É racional ressaltar que o livro leva em conta as preocupações e questões atuais que envolvem a Educação e seu desenvolvimento e o intercâmbio cultural, científico e educacional em âmbito nacional, regional e local. A obra em comento, em meio a tantas inspirações e aspirações, pretende abordar questões de nosso tempo, trazendo à tona aspectos teórico-epistemológicos, práticos e reflexivos na seara da História e Memória da Educação. A partir das questões gerais supracitadas, o primeiro capítulo desta coletânea, “Índios Kanindés: memória, identidade e educação”, de Antônio Roberto Xavier e José Gerardo Vasconcelos, tem como principal objetivo compreender traços étnico- culturais identitários indígenas e aspectos educacionais da comunidade indígena Kanindé do sítio Fernandes, Aratuba, Ceará, Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_liv_arxavier5.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.