Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38254
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Antônio Roberto | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, José Gerardo | - |
dc.contributor.author | Marinho, Maria Jucilene Freire Lopes | - |
dc.contributor.author | Caiado, Ana Paula Sthel | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T13:05:22Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T13:05:22Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Antônio Roberto; VASCONCELOS, José Gerardo; MARINHO, Maria Jucilene Freire Lopes; CAIADO, Ana Paula Sthel. Interdisciplinaridade e outros níveis de conhecimento: desafios contemporâneos às práticas educativas. Polêmica, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 68-83, jan./ mar. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1676-0727 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38254 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Polêmica Revista Eletrônica da UERJ | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Etnociência | pt_BR |
dc.subject | Multidisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade e outros níveis de conhecimento: desafios contemporâneos às práticas educativas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo objetiva, sobretudo, promover o debate teórico-epistemológico sobre os desafios e possibilidades do desenvolvimento de ensino-aprendizagem interdisciplinar em razão das matrizes curriculares adotadas. É fato que a discussão sobre interdisciplinaridade no trabalho docente, apesar de não ser tão nova, encontra-se em alta e mantém interfaces com outras categorias do gênero, principalmente quando se relaciona com a gestão e as práticas educativas em sala de aula. Nesse sentido, para a produção deste artigo, seguiram-se os caminhos metodológicos da pesquisa bibliográfica do tipo descritiva com base em revisão de literatura de fontes secundárias de livros, artigos, legislação e documentos oficiais. No tocante à abordagem, acolheu-se a qualitativa, visando análise mais aprofundada das categorias elencadas, a saber: interdisciplinaridade, etnociência, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade, destacadas nos respectivos tópicos deste artigo. Com relação à técnica interpretacional, recorreu-se à análise do discurso na perspectiva da relação indissociável do histórico com o social. Como conclusão sucinta, deixou-se posto que as práticas educativas de forma interdisciplinar são dinamizadoras e facilitadoras para uma compreensão mais ampla e diversa do ensino-aprendizagem. Desse modo, possibilitam a formulação de um saber crítico-reflexivo, promovendo a integração de conteúdos nas mais diversas áreas de conhecimento, incluindo, inclusive, o arcabouço cultural dos saberes populares e não formais aos formais e científicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_arxavier.pdf | 280,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.