Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Antônio Roberto-
dc.contributor.authorVasconcelos, José Gerardo-
dc.contributor.authorMarinho, Maria Jucilene Freire Lopes-
dc.contributor.authorCaiado, Ana Paula Sthel-
dc.date.accessioned2018-12-20T13:05:22Z-
dc.date.available2018-12-20T13:05:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationXAVIER, Antônio Roberto; VASCONCELOS, José Gerardo; MARINHO, Maria Jucilene Freire Lopes; CAIADO, Ana Paula Sthel. Interdisciplinaridade e outros níveis de conhecimento: desafios contemporâneos às práticas educativas. Polêmica, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 68-83, jan./ mar. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1676-0727-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38254-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPolêmica Revista Eletrônica da UERJpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEtnociênciapt_BR
dc.subjectMultidisciplinaridadept_BR
dc.titleInterdisciplinaridade e outros níveis de conhecimento: desafios contemporâneos às práticas educativaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva, sobretudo, promover o debate teórico-epistemológico sobre os desafios e possibilidades do desenvolvimento de ensino-aprendizagem interdisciplinar em razão das matrizes curriculares adotadas. É fato que a discussão sobre interdisciplinaridade no trabalho docente, apesar de não ser tão nova, encontra-se em alta e mantém interfaces com outras categorias do gênero, principalmente quando se relaciona com a gestão e as práticas educativas em sala de aula. Nesse sentido, para a produção deste artigo, seguiram-se os caminhos metodológicos da pesquisa bibliográfica do tipo descritiva com base em revisão de literatura de fontes secundárias de livros, artigos, legislação e documentos oficiais. No tocante à abordagem, acolheu-se a qualitativa, visando análise mais aprofundada das categorias elencadas, a saber: interdisciplinaridade, etnociência, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade, destacadas nos respectivos tópicos deste artigo. Com relação à técnica interpretacional, recorreu-se à análise do discurso na perspectiva da relação indissociável do histórico com o social. Como conclusão sucinta, deixou-se posto que as práticas educativas de forma interdisciplinar são dinamizadoras e facilitadoras para uma compreensão mais ampla e diversa do ensino-aprendizagem. Desse modo, possibilitam a formulação de um saber crítico-reflexivo, promovendo a integração de conteúdos nas mais diversas áreas de conhecimento, incluindo, inclusive, o arcabouço cultural dos saberes populares e não formais aos formais e científicos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_arxavier.pdf280,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.