Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLaborne, Ana Amélia de Paula-
dc.contributor.authorBraga, Felipe Michel Santos Araújo-
dc.contributor.authorViana, Iara Azevedo Vitelli-
dc.contributor.authorDuarte, Vanda Catarina-
dc.date.accessioned2018-12-20T12:49:58Z-
dc.date.available2018-12-20T12:49:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLABORNE, Ana Amélia de Paula; BRAGA, Felipe Michel Santos Araújo; VIANA, Iara Azevedo Vitelli; DUARTE, Vanda Catarina. Experiência concomitante de monitoramento e avaliação do Projeto Reinventando o Ensino Médio. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 14, p. 7-25, jul./dez. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2176-9923 (online)-
dc.identifier.issn1984-3100 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38243-
dc.description.abstractThis article’s purpose is to present the experience of both monitoring and evaluating the implementation of Reinventando o Ensino Médio (Reinventing High School), an educational policy carried out by the Education State Department of Minas Gerais, Brazil. This new policy aims to reformulate secondary education, rebuilding its identity and making it more attractive in order to prepare students to pursuit higher education and/or to prepare them for work. This article presents the methodologies used throughout the process and its results. The concurrent monitoring and evaluation of the project in the first year, during its pilot, aimed at gathering information to refine its design. The knowledge derived from these activities enabled the government to correct the policy direction, and go deep in understanding its potential to change reality. Both processes brought up essential and consistent information to improve the policy implementation, and the project has proved to be effective to develop students’ performance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleExperiência concomitante de monitoramento e avaliação do Projeto Reinventando o Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeExperiencia concomitante de seguimiento y evaluación del Proyecto Reinventando la Educación Secundariapt_BR
dc.title.alternativeL’expérience concomitante de suivi et d’évaluation du projet brésilien « Réinventer l’Éducation Secondaire »pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo apresenta a experiência de monitoramento e avaliação da implementação do Projeto Reinventando o Ensino Médio, política da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, que visa à reformulação deste nível de ensino. Essa reformulação propõe a recuperação de sua identidade e atratividade para que os alunos melhorem seu desempenho, se interessem pelo prosseguimento dos estudos e se preparem para o ingresso no mercado de trabalho. O artigo destaca as metodologias adotadas e os resultados. A execução simultânea do Monitoramento e Avaliação, no primeiro ano de existência do projeto, permitiu o seu refinamento, a correção de rumos, a identificação de problemas de implementação e uma real compreensão do seu potencial transformador. O cuidado metodológico gerou informações confiáveis e coerentes para afirmar que o Projeto pode melhorar o desempenho dos alunos e que ações de acompanhamento do órgão central são essenciais para implementações bem sucedidas de projetos educacionais.pt_BR
dc.title.enThe concomitant experience of both monitoring and evaluating the Brazilian project Reinventando o Ensino Médio (Reinventing High School)pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_aaplabornefmbraga.pdf591,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.