Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38234
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação de programas de inclusão digital: os cursos de formação de monitores do Acessa São Paulo e o Centro Rural de Inclusão Digital
Autor(es): Muniz, Cátia Regina
Palavras-chave: Formação;Inclusão digital;Etnografia;Avaliação
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL)
Citação: MUNIZ, Cátia Regina. Avaliação de programas de inclusão digital: os cursos de formação de monitores do Acessa São Paulo e o Centro Rural de Inclusão Digital. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 11/12, p. 33-55, jan./dez. 2013.
Resumo: O propósito é discutir, sob uma perspectiva etnográfica de avaliação, a formação de monitores de dois programas de inclusão digital, em dois estados brasileiros: São Paulo e Ceará. Serão apresentados, descritos e analisados cursos de capacitação dos monitores do Programa Acessa SP e do Centro Rural de Inclusão Digital (CRID). As informações sobre o CRID foram coletadas em estudo realizado pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi possível perceber, com a análise dos dados, que a metodologia elaborada pelos idealizadores do CRID privilegiou a inserção da comunidade no laboratório, articulando tecnologia e necessidades locais. Isto evidenciou que as ferramentas tecnológicas podem ser excelentes aliadas ao fomento do desenvolvimento coletivo; diferentemente dos postos do Acessa SP que não priorizam o investimento no treinamento dos monitores, dada a diversidade dos locais onde foram implantados, tornando difícil a elaboração de projetos que atendam às demandas das comunidades.
Abstract: The purpose is to discuss, in an ethnographic evaluation perspective, the training of two monitors taking part in digital inclusion programs in two Brazilian states: Sao Paulo and Ceará. The training courses for monitors at Acessa SP Program and at Rural Center for Digital Inclusion (CRID) will be presented , described and analyzed. Pieces of information about CRID were collected in a study conducted by the Research Laboratory of Multimedia from Education Faculty (FACED) at Federal University of Ceará (UFC). The results using data analysis have proved that the methodology developed by the creators of CRID focused on the inclusion of the community in the laboratory, thus associating technology and local needs. This showed that technological tools can be important elements to the promotion of collective development; this was not the case at Accessa SP, where investment in the training of monitors was not a priority, which is explained by the diversity of sites where they were implanted. As a result, it was difficult to prepare projects to meet the demands of communities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38234
ISSN: 2176-9923 (online)
1984-3100 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_crmuniz.pdf472,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.