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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38199
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Frota, Mônica Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-19T17:00:50Z | - |
dc.date.available | 2018-12-19T17:00:50Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | FROTA, Mônica Albuquerque. Ensino e aprendizagem da língua inglesa: dificuldades e estratégias. 2006. 50f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38199 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem da língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Investigação | pt_BR |
dc.subject | Indicadores Sociais | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem da língua inglesa: dificuldades e estratégias | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo trata dos problemas relacionados à aprendizagem da língua inglesa em uma perspectiva psicossocial. O objetivo foi investigar a partir de uma revisão de assunto, o porquê do pouco interesse e da pouca motivação em aprender a Língua Inglesa por parte dos alunos do ensino médio das escolas da rede pública. Determinados indicadores sociais, como por exemplo, o nível socioeconômico e a disponibilidade de capital cultural existente entre os alunos parecem ser fatores correlacionais que interferem no interesse e na importância atribuída à aprendizagem do idioma. É observado no cotidiano das escolas que o comportamento desses alunos apontam para isto, bem como suas expectativas, seus interesses e os sentidos que atribuem àquele idioma em suas vidas. Os comportamentos mostram que o cotidiano vivenciado pelos alunos e a disponibilidade de capital econômico e cultural contribuem para que suas representações sociais acerca da Língua Inglesa, possuam conteúdos diferenciados. Os sentidos e a importância que os alunos atribuem a Língua Inglesa, em suas vidas, orientam suas atitudes em sala de aula, o que, conseqüentemente, contribui para interferir, de modo positivo ou negativo, na sua aprendizagem. Assim, em decorrência desses alunos da rede pública pouco necessitarem utilizar a Língua Inglesa no cotidiano de suas vidas, isto contribui para comprometer o interesse pelo idioma Inglês, refletindo, portanto, na sua aprendizagem. Nesse estudo também foram constatadas as razões atribuídas ao ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. As razões foram: 1) necessidade na sociedade atual; 2) status da disciplina na escola; 3) condições reais de ensino e aprendizagem de inglês; e 4 ) condições ideais para que tal processo ocorra de forma efetiva. A motivação do aluno para aprender inglês também foi analisada e vários são os fatores que atuam sobre a motivação do mesmo. Entretanto, este estudo focaliza os fatores sociais que a influenciam por se acreditar que as instituições e contextos sociais influem na formação do indivíduo, atuam sobre seu comportamento e logo, sobre sua motivação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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