Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38158
Tipo: TCC
Título: Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais
Autor(es): Reis, Sarah Cavalcante
Orientador: Dodt, Regina Cláudia Melo
Palavras-chave: Neoplasias;Diagnóstico de Enfermagem;Registros de Enfermagem
Data do documento: 2018
Citação: REIS, S. C. Diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais. 2018. 39 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: As neoplasias primárias cerebrais são os tumores sólidos mais comuns na infância, representando até 20% de todos os tumores. Pacientes pediátricos internados para o tratamento e ressecção de tumores necessitam de cuidados e planos assistenciais de enfermagem. Aplicar o Processo de Enfermagem proporciona melhora a qualidade da assistência, permite um olhar individualizado e um cuidado efetivo para os pacientes. Este tem como objetivos: identificar os diagnósticos de enfermagem, segundo a taxonomia II da NANDA-I para o planejamento da assistência de enfermagem em pacientes com tumores cerebrais e propor as intervenções de enfermagem, segundo a Nursing Interventions Classification (NIC) a partir dos diagnósticos de enfermagem em pacientes pediátricos com tumores cerebrais. Trata-se de um estudo analítico observacional, retrospectivo. Foram analisados 16 prontuários de pacientes internados entre janeiro de 2017 a agosto de 2018, entre 0 a 18 anos, em um Hospital Infantil da cidade de Fortaleza – Ceará, com diagnóstico de Neoplasia maligna do cérebro, exceto lobos e ventrículos, conforme CID10. Os dados foram coletados e postos em tabelas no Excel, posteriormente transformados em tabelas e gráficos. De acordo com a análise dos prontuários, pode-se identificar 17 títulos diagnósticos de enfermagem diferentes. Desses, quatro foram observados para mais de 50% dos pacientes, sendo que dois foram elaborados para mais de 80% dos pacientes. Foram estabelecidas as principais intervenções de acordo com os diagnósticos encontrados e os resultados esperados. Os cuidados estabelecidos evidenciam que a assistência de enfermagem a pacientes com tumores cerebrais necessita de intensidade de surprevisão maior. Conhecer os diagnósticos e intervenções de enfermagem necessárias para o cuidado adequado desses pacientes aprimora a prática clínica e embasa o cuidado em conhecimento técnico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38158
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_screis.pdf235,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.