Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorSousa, Franciane Santos de-
dc.date.accessioned2018-12-18T12:59:48Z-
dc.date.available2018-12-18T12:59:48Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSOUSA, Franciane Santos de. O ensino de línguas estrangeiras e o contexto escolar. 2006. 96.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38147-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO ensino de línguas estrangeiras e o contexto escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO foco central deste estudo é o ensino de língua estrangeira no contexto escolar brasileiro. Procura-se mostrar que dito ensino está inadequado no que diz respeito aos objetivos básicos da educação, às demandas do processo de interconexão mundial e aos princípios constantes dos PCNs e dos métodos especializados no ensino de idiomas. Trata-se de um estudo fundamentado em amostragem teórica e experiência profissional da autora, professora de língua estrangeira. A rigor, não visa unicamente aumentar o conhecimento, mas gerar novas reflexões que auxiliem na reformulação e implementação do ensino de línguas na escola, descrever, documentar e avaliar a realidade deste ensino, no intuito de fornecer subsídios para a tomada de decisão, assim como promover a mudança social mediante a exposição de dados que conscientizem a respeito do problema e incentivem a resolução deste. Os resultados deste estudo demonstraram que o ensino de idiomas no âmbito escolar é um assunto complexo, vasto, e inclui o poder ideológico, político, econômico e a comunidade. Verificou-se, ainda, que tal ensino contribui, efetivamente, para a formação do indivíduo, apesar de ser marginalizado pela legislação e pelos órgãos responsáveis pelo sistema educacional, e de se realizar em um contexto adverso. Finalmente, foi possível constatar que, de fato, esse ensino pode ser considerado, na atualidade, como inadequado, contraditório, deficiente e ineficaz, fazendo-se urgente a reformulação da política que lhe diz respeito.pt_BR
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_fssousa.pdf554,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.