Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38147
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Sousa, Franciane Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T12:59:48Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T12:59:48Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Franciane Santos de. O ensino de línguas estrangeiras e o contexto escolar. 2006. 96.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38147 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | O ensino de línguas estrangeiras e o contexto escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O foco central deste estudo é o ensino de língua estrangeira no contexto escolar brasileiro. Procura-se mostrar que dito ensino está inadequado no que diz respeito aos objetivos básicos da educação, às demandas do processo de interconexão mundial e aos princípios constantes dos PCNs e dos métodos especializados no ensino de idiomas. Trata-se de um estudo fundamentado em amostragem teórica e experiência profissional da autora, professora de língua estrangeira. A rigor, não visa unicamente aumentar o conhecimento, mas gerar novas reflexões que auxiliem na reformulação e implementação do ensino de línguas na escola, descrever, documentar e avaliar a realidade deste ensino, no intuito de fornecer subsídios para a tomada de decisão, assim como promover a mudança social mediante a exposição de dados que conscientizem a respeito do problema e incentivem a resolução deste. Os resultados deste estudo demonstraram que o ensino de idiomas no âmbito escolar é um assunto complexo, vasto, e inclui o poder ideológico, político, econômico e a comunidade. Verificou-se, ainda, que tal ensino contribui, efetivamente, para a formação do indivíduo, apesar de ser marginalizado pela legislação e pelos órgãos responsáveis pelo sistema educacional, e de se realizar em um contexto adverso. Finalmente, foi possível constatar que, de fato, esse ensino pode ser considerado, na atualidade, como inadequado, contraditório, deficiente e ineficaz, fazendo-se urgente a reformulação da política que lhe diz respeito. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_tcc_fssousa.pdf | 554,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.