Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38144
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Aline Maria Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T12:59:27Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T12:59:27Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Aline Maria Gomes. Formação das representações dos processos avaliativos dos discentes. 2005. 37f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38144 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Processos avaliativos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Formação das representações dos processos avaliativos dos discentes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho busca observar e compreender a formação das representações dos processos avaliativos dos discentes frente aos processos de aprendizagem, às práticas pedagógicas e aos processos avaliativos. Mais precisamente, buscou-se compreender como os discentes vão construindo suas representações, que fatores podem contribuir direta ou indiretamente para a formação das representações, se as representações são imutáveis e se podem influenciar nos processos de aprendizagem. Por se tratar de uma revisão bibliográfica, fez-se um estudo geral sobre o tema, tendo como abordagem teórica os estudos de: Zabala (1999), Haiad (2003), Flavell (1999), Pozo (2002), Jonnaert (2001). Apresenta-se no primeiro capítulo a formação cognitiva dos processos de aprendizagem e possíveis classificações e em seguida os processos de formação das representações. No segundo capítulo são discutidos os processos avaliativos e os fatores que podem contribuir para a formação para a formação das representações dos processos avaliativos. As análises e interpretações trazem algumas considerações que devem ser destacadas: a influência das teorias da aprendizagem e das práticas pedagógicas na formação das representações e, conseqüentemente, nos processos avaliativos, os fatores que contribuem diretamente para a formação das representações. As avaliações constituem um processo que se inicia no momento da aprendizagem e que tem repercussões dentro e fora da comunidade escolar. Além disso, as representações são processos que sofrem modificações ao longo da vida do individuo, sendo influenciados pelo valor conferido à avaliação, pelas práticas pedagógicas, pelos momentos de avaliação, pelos tipos de avaliação e pela formulação da avaliação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_tcc_amglima.pdf | 230,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.