Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Cláudio de Albuquerque-
dc.contributor.authorRuy, Adriana Lúcia Bregge-
dc.date.accessioned2018-12-18T12:59:18Z-
dc.date.available2018-12-18T12:59:18Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationRUY, Adriana Lúcia Bregge. Novas Tecnologias na Escola: discutindo avanços e retrocessos. 2005. 67f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamneto do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38143-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRedes de computadorespt_BR
dc.subjectArmazenamento de informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e da aprendizagempt_BR
dc.titleNovas Tecnologias na Escola: discutindo avanços e retrocessospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos últimos anos, todos sentiram o rápido desenvolvimento das redes de computadores e os grandes avanços tecnológicos na possibilidade de armazenamento de informação. Todo esse processo alterou o panorama social e fez com que muitas escolas adquirissem computadores modernos com a pretensão de modernização e de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. No entanto, a escola continua transmitindo o conhecimento e formando o aluno de forma tradicional, requerendo uma discussão dos limites e das possibilidades abertas pelas novas tecnologias na educação. O objetivo do trabalho é avaliar e discutir, segundo referenciais teóricos, como a utilização do computador na escola tem contribuído para a construção do conhecimento e aquisição de novas competências e habilidades. Nesse sentido, é fundamental que a escola elabore uma proposta pedagógica que torne, de fato, o computador uma ferramenta útil de aprendizagem. Trocar idéias e conversar, ensinar e aprender sobre temas que interessam, acessar e buscar informações com o auxílio do computador são atividades cada vez mais comuns no cotidiano. O uso do computador na escola pode alterar de forma significativa a estrutura vertical e linear de interação com as informações e a construção individual e social do conhecimento. É na utilização do computador embasada em uma proposta pedagógica coerente, no trabalho técnico-pedagógico do professor e no acesso ao uso dos computadores, que possibilitará a contribuição das novas tecnologias na aquisição de competências e habilidades que desenvolvem o senso crítico, a flexibilidade de pensamento, as habilidades de leitura e análise dos textos e das imagens, a interaprendizagem, a auto-aprendizagem. Todas as possibilidades de utilização do computador na escola devem ser integradas com afetividade, humanismo e ética. Destaca-se, também, a necessidade de que os professores estejam preparados para agir neste novo contexto, pois seu desempenho conduzirá, de forma positiva, os alunos ao caminho da aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_albruy.pdf340,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.