Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marques, Cláudio de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Ruy, Adriana Lúcia Bregge | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T12:59:18Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T12:59:18Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | RUY, Adriana Lúcia Bregge. Novas Tecnologias na Escola: discutindo avanços e retrocessos. 2005. 67f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamneto do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38143 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Redes de computadores | pt_BR |
dc.subject | Armazenamento de informação | pt_BR |
dc.subject | Ensino e da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Novas Tecnologias na Escola: discutindo avanços e retrocessos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nos últimos anos, todos sentiram o rápido desenvolvimento das redes de computadores e os grandes avanços tecnológicos na possibilidade de armazenamento de informação. Todo esse processo alterou o panorama social e fez com que muitas escolas adquirissem computadores modernos com a pretensão de modernização e de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. No entanto, a escola continua transmitindo o conhecimento e formando o aluno de forma tradicional, requerendo uma discussão dos limites e das possibilidades abertas pelas novas tecnologias na educação. O objetivo do trabalho é avaliar e discutir, segundo referenciais teóricos, como a utilização do computador na escola tem contribuído para a construção do conhecimento e aquisição de novas competências e habilidades. Nesse sentido, é fundamental que a escola elabore uma proposta pedagógica que torne, de fato, o computador uma ferramenta útil de aprendizagem. Trocar idéias e conversar, ensinar e aprender sobre temas que interessam, acessar e buscar informações com o auxílio do computador são atividades cada vez mais comuns no cotidiano. O uso do computador na escola pode alterar de forma significativa a estrutura vertical e linear de interação com as informações e a construção individual e social do conhecimento. É na utilização do computador embasada em uma proposta pedagógica coerente, no trabalho técnico-pedagógico do professor e no acesso ao uso dos computadores, que possibilitará a contribuição das novas tecnologias na aquisição de competências e habilidades que desenvolvem o senso crítico, a flexibilidade de pensamento, as habilidades de leitura e análise dos textos e das imagens, a interaprendizagem, a auto-aprendizagem. Todas as possibilidades de utilização do computador na escola devem ser integradas com afetividade, humanismo e ética. Destaca-se, também, a necessidade de que os professores estejam preparados para agir neste novo contexto, pois seu desempenho conduzirá, de forma positiva, os alunos ao caminho da aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_tcc_albruy.pdf | 340,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.