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Tipo: Dissertação
Título: Eficiência energética de um trator agrícola 4x2 TDA em pista de concreto em função do desgaste dos pneus e da velocidade de deslocamento
Título em inglês: Energetic efficiency of a 4X2 FWD agricultural tractor on concrete track as a function of tire wearing and speed of travel
Autor(es): Silveira, Walisson Marques
Orientador: Monteiro, Leonardo de Almeida
Coorientador: Loureiro, Danilo Roberto
Palavras-chave: Consumo de combustível;Força de tração;Ensaio de máquinas
Data do documento: 2018
Citação: SILVEIRA, Walisson Marques. Eficiência energética de um trator agrícola 4x2 TDA em pista de concreto em função do desgaste dos pneus e da velocidade de deslocamento. 71 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: A expansão agrícola é crescente e o trator agrícola é a principal fonte de potência utilizada na condução das lavouras. Os pneus agrícolas estão entre os principais componentes das máquinas agrícolas, tendo grande importância nos custos operacionais. Buscando saber a eficácia dos pneus agrícolas na operação mecanizada, este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a eficiência energética de um trator 4x2 TDA em função da velocidade de deslocamento, utilizando pneus novos e desgastados em pista de concreto. O trabalho foi conduzido na área experimental do Laboratório de investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas – LIMA, pertencente à UFC, em pista de concreto, utilizando um trator 4x2 TDA Valtra BM120, com potência de 88,26 kW (120 cv), sem nenhum tipo de lastro líquido ou sólido, em sistema de comboio para os ensaios, a pista e o trator seguiam as normas OECD-Code 2. Utilizou-se dois conjuntos de pneus, novos e desgastados. Avaliou-se o consumo horário (CH) e específico (CE) de combustível, potência (PB) e rendimento na barra de tração (RB), coeficiente de tração (CT) e patinamento. Os dados foram adquiridos com o auxílio de sensores instalados por todo o trator e armazenados em um datalloger. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), num esquema fatorial 5x2, com cinco velocidades de deslocamento (1,11; 1,39; 1,67; 2,36 e 2,78 m.s-1) e dois tipos de conjuntos de pneus (novos e desgastados), com cinco repetições, em seguida realizada a análise de variância e teste de médias. Houve interação significativa para os consumos horário e específico, sendo que o desgaste do pneu não interferiu no CH e no CE, para as diferentes velocidades de deslocamento, CH não diferiu estatisticamente. A velocidade de 2,36 m.s-1 obteve o menor CE. A PB, o RB e o CT aumentaram de acordo com o aumento da velocidade de deslocamento, sendo a velocidade de 2,78 m.s-1 e o pneu novo, o que obtiveram os maiores valores. O patinamento aumentou com o aumento das velocidades, sendo as que ficaram dentro dos limites aceitáveis foram as de 2,36 e 2,78 m.s-1. Os pneus desgastados tiveram patinamento abaixo do recomendado, estando dentro da faixa aceitável somente o jogo de pneus novos. Conclui-se que os jogos de pneus novos é mais recomendado a se utilizar, adotando as maiores velocidades de deslocamento, preferencialmente as de 2,36 e 2,78 m.s-1.
Abstract: The agricultural expansion is increasing and the agricultural tractor is the main source of power used in the conduction of the crops. Agricultural tires are among the main components of agricultural machinery, having great importance in operating costs. Seeking to know the effectiveness of agricultural tires in the mechanized operation, this study was carried out with the objective of evaluating the energy efficiency of a 4x2 FWD tractor in the function of the displacement speed, using new and worn tires on a concrete runway. The work was conducted in the experimental area of the Agricultural Accident Investigation Laboratory – LIMA, belonging to the Federal University of Ceará, on a concrete floor, using a tractor 4x2 FWD Valtra BM120 with power 88.26 kW (120 cv), without any type of liquid or solid ballast, in train system for the tests, the track and the tractor followed the OECD-Code 2 standards. We used two sets of tires, new and worn. Evaluated the hourly consumption (CH) and specific (EC) of fuel, power (PB) and income on the drawbar (RB), traction coefficient (TC) and slipping. The data were acquired with the aid of sensors installed throughout the tractor and stored in a datalloger. The design was a completely randomized design (DIC), in a 5x2 factorial scheme, with five displacement speeds (1,11; 1,39; 1,67; 2,36 e 2,78 m.s-1) and two types of tire sets (new and worn) with five replicates, followed by analysis of variance and test of means. There was significant interaction for hourly and specific consumption, being that the wear of the tire did not interfere in the CH and the EC, for the different displacement speeds, CH did not differ statistically. The speed of 2.36 m.s-1 obtained the lowest CE. PB, RB and TC increased with increasing forward speed, being the speed of 2.87 m.s-1 and the new tire, which obtained the highest values. The slipping increased with increasing speeds being those which were within acceptable limits were 2.36 and 2.78 m.s-1. Worn tires have slipping below the recommended one, being within range. Only the set of new tires. It is concluded that the new tire sets are more recommended to be used, adopting the higher displacement speeds, preferentially those of 2.36 and 2.78 m.s-1.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38124
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