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dc.contributor.authorPereira, Ana Rosa Pinto de Farias-
dc.contributor.authorCarvalho, Janete Mourão-
dc.contributor.authorMota, Analice Pereira-
dc.contributor.authorMesquita, Rosélia Maria Soares-
dc.date.accessioned2018-12-13T13:18:22Z-
dc.date.available2018-12-13T13:18:22Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Rosa Pinto de Farias; CARVALHO, Janete Mourão; MOTA, Analice Pereira; MESQUITA, Rosélia Maria Soares. Avaliação da demanda e dos selecionados no mestrado em saúde coletiva em Fortaleza — CE. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2202-2214.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7485 099 3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38042-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherV Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDemandapt_BR
dc.subjectMestradopt_BR
dc.subjectSaúde Coletivapt_BR
dc.titleAvaliação da demanda e dos selecionados no mestrado em saúde coletiva em Fortaleza — CEpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo longo dos últimos anos a Saúde Coletiva foi estudada sob diversos aspectos, incluindo as condições que possibilitaram o desenvolvimento da ideia de formalizar em um amplo campo as preocupações teóricas, técnicas, sociais e políticas que acompanharam a trajetória da medicina preventiva, medicina social e saúde pública. De modo geral, os estudos mostram que, a partir do fi nal dos anos sessenta, ao lado de uma insatisfação com as explicações teórico-conceituais sobre o processo saúde-doença, estava ocorrendo uma deterioração das condições de saúde de expressiva parte da população brasileira, ao lado de um modelo público de cuidados à saúde que deixava à margem a maioria dos brasileiros. Assim, a partir de uma intensa crítica à Medicina Preventiva, à Medicina Comunitária e à Medicina Familiar, especialmente na década de setenta, foi se constituindo um pensamento voltado para tratar a saúde como prática coletiva, social e pública (NUNES, 2010). O campo da Saúde Coletiva se envolve, dessa forma, com as novas maneiras de abordar o ensino e a aprendizagem, com o espírito voltado para as exigências de um mundo cada vez mais complexo e desafiador, como ressaltou Edgard Morin (2000, p. 30).pt_BR
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