Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37931
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLucas, Meize Regina de Lucena-
dc.contributor.authorCamurça, Rodrigo Capistrano-
dc.date.accessioned2018-12-06T14:09:05Z-
dc.date.available2018-12-06T14:09:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCAMURÇA, Rodrigo Capistrano. Vivendo a utopia do presente: a cidade de Fortaleza na produção audiovisual do Coletivo Alumbramento (2006-2011). 2018. 272f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37931-
dc.description.abstractRegarding the cinematographic production developed in the state of Ceará, this research builds a reflection on the films made in and about the city of Fortaleza. The accelerated growth of the capital of Ceará in the last decades and the appearance of some training schools in the area of cinema production contributed for the more experienced filmmakers and the new directors to pay more attention to their urban practices and experiences, revealing, in the movies, a multiple city in places and characters, also desirous asserting itself as a metropolis. Updating this discussion for the first decade of the 21st century, we will dwell on the conditions and possibilities that guaranteed the creation of a collective group of audiovisual creation in Fortaleza, named Alumbramento. The research will focus on the operation of this group in its first phase of existence (2006-2011). We will bring up some films made by the collective that problematize the city, placing this one in the leading role of its operation movements. Arising from the concerns raised nowadays, an analysis will discuss what these directors sought to develop in their creative proposals and possible inventions. To do so, we will use as sources interviews with filmmakers, personal files, catalogs of presentations, magazines, newspapers and websites that have developed critical texts and reflections about this cinematographic universe. However, the films are the ones to play a central role in our analysis, as for they support us regarding the e materiality of some specific works and the extra physical environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlumbramento (Coletivo Cultural) - Produção cinematográfica - 2006-2011 - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectColetivos culturais - Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectCinema independente - Fortaleza (CE) - Século XXIpt_BR
dc.subjectFortaleza (CE) - Produção cinematográficapt_BR
dc.subjectCinema - Produção - Fortaleza (CE) - Século XXIpt_BR
dc.titleVivendo a utopia do presente: a cidade de Fortaleza na produção audiovisual do Coletivo Alumbramento (2006-2011)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrPartindo da produção cinematográfica desenvolvida no estado do Ceará, esta pesquisa desenvolve uma reflexão sobre os filmes realizados na e sobre a cidade de Fortaleza. O crescimento acelerado da capital cearense nas últimas décadas e o surgimento de alguns espaços de formação na área de cinema contribuíram para que fosse dada uma maior atenção, por parte dos cineastas mais experientes e dos novos realizadores, às suas práticas e vivências urbanas, dando a ver nos filmes uma cidade múltipla em lugares e personagens, também desejosa em querer se afirmar metrópole. Atualizando essa discussão para a primeira década do século XXI, nos deteremos nas condições que garantiram a criação de um coletivo de realização em audiovisual em Fortaleza intitulado Alumbramento. A pesquisa se concentrará na atuação desse grupo em sua primeira fase de existência (2006-2011). Traremos para a reflexão desenvolvida alguns filmes realizados pelo coletivo que problematizam a cidade, colocando-a no primeiro plano dos seus gestos de atuação. A partir das inquietações suscitadas pelo tempo presente, analisaremos o que esses realizadores buscaram desenvolver em suas propostas de criação e invenções possíveis. Para tanto, utilizaremos entrevistas com os realizadores, arquivos pessoais, catálogos de mostras, revistas, jornais e sites que desenvolveram textos críticos e reflexões acerca desse universo cinematográfico. Porém, são os filmes que ocupam um espaço central em nossa análise, os quais nos apoiarão no que concerne à materialidade de algumas obras específicas e ao seu entorno extrafílmico.pt_BR
Appears in Collections:PPGH - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tese_rccamurca.pdf4,84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.