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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreire, Emanuella Sampaio-
dc.contributor.authorMonteiro, Paula Sandra Fernandes-
dc.contributor.authorCarvalho, Alanna Oliveira Pereira-
dc.contributor.authorMarques, Cláudio de Albuquerque-
dc.date.accessioned2018-12-04T15:52:19Z-
dc.date.available2018-12-04T15:52:19Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFreire, E. S.; Monteiro, P. S. F.; Carvalho, A. O. P.; Marques, C. A. (2010)pt_BR
dc.identifier.isbn85 7485 099 3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37871-
dc.descriptionFREIRE, Emanuella Sampaio; MONTEIRO, Paula Sandra Fernandes; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira; MARQUES, Cláudio de Albuquerque. Manual de leitura de resultados do PAIC de matemática: análises e intervenções. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 336-351.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherV Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectManual de leiturapt_BR
dc.subjectPAICpt_BR
dc.subjectEixo de Avaliação Externapt_BR
dc.subjectProva de matemáticapt_BR
dc.titleManual de leitura de resultados do PAIC de matemática: análises e intervençõespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo longo de quatro anos, o Eixo de Avaliação Externa do PAIC vem desenvolvendo um trabalho intensivo com a construção de instrumentos de avaliação diagnóstica de língua portuguesa aplicados no 2º ano, 3º ano, 4º e 5º anos. A partir de 2010, além de todos esses, foram também elaborados dois novos instrumentos de avaliação: um de língua portuguesa para o 1°ano e outro de matemática para o 3º, 4º e 5º anos. A proposta de elaborar um prova de matemática surgiu a partir da constatação da importância da matemática como meio facilitador para resolver problemas da vida cotidiana e das situações no mundo do trabalho. Ademais é uma disciplina essencial para a construção de conhecimento em outras áreas curriculares, pois “interfere na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo do aluno.” (PCN, 1998, pg. 15) [...]pt_BR
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